BASF em prol da alimentação sustentável

O Simpósio de Ciência, sediado pela BASF em Chicago, pretendeu chamar a atenção para um dos futuros desafios mais urgentes do mundo: a alimentação sustentável. Sob o tema “Sustainable Food Chain – From Field to Table” (“Cadeia Alimentar Sustentável – Do Campo para a Mesa”, em tradução livre), os principais cientistas, acadêmicos e líderes de diversas áreas se reuniram para discutir como a produção de comida pode ser mais sustentável ao longo da cadeia de suprimentos necessária para alimentar uma população mundial em crescimento. A reunião é parte do programa de cocriação que marca o aniversário de 150 anos da BASF.

No discurso de abertura intitulado “Ending World Hunger – A Solvable Problem” (“Acabando com a Fome Mundial – Um Problema Solucionável”, em tradução livre), Josette Sheeran, presidente e CEO da Asia Society e ex-diretora executiva do Programa Mundial de Alimentação (WFP), declarou: “Nos próximos 40 anos, o mundo vai precisar produzir mais comida do que nos últimos oito anos juntos. Mas essa batalha pode ser vencida – evitar crises alimentícias envolve uma mudança de paradigma no comprometimento, estratégia, modelos e alianças inovadoras.

O simpósio apresentou seis sessões que destacam as áreas de enfoque da síntese orgânica, engenharia metabólica e fitotecnia, assim como da agricultura, ciência alimentícia e nutricional. Os presentes discutiram tópicos tais como aumentar o rendimento das culturas, como avançar a ciência das plantas no nível molecular e fisiológico para impactar a produtividade das culturas, e como melhorar a entrega de alimentos de qualidade aos consumidores.

“Com a projeção de alimentar 9 bilhões de pessoas até 2050, a necessidade de construir uma maior eficiência, flexibilidade e resistência na rede de abastecimento de alimentos não pode ser minimizada”, disse o Dr. Martin Brudermüller, vice-presidente do Conselho de Diretoria Executiva e Diretor de Tecnologia da BASF SE. “Discursar sobre esses desafios irá demandar inovação ao longo de toda a cadeia alimentícia”.

Junto ao Creator Space, a BASF também recebe especialistas de toda a cadeia alimentar no “Creator Space – The Future of Food”, um evento de cocriação global que conecta todas as áreas de indústria alimentícia. A iniciativa, lançada em Washington no começo deste ano, traz juntamente mais de 40 profissionais da indústria de alimentos, cientistas e formadores de opinião para idealizar em torno dos temas de discussão – gestão da água e nutrientes na agricultura, alimentos ricos em nutrientes e nutrição personalizada – e desenvolver propostas claras e protótipos para o futuro. O objetivo é estabilizar parcerias colaborativas para fazer avançar projetos resultantes do workshop, além de proporcionar uma diferença significativa para o futuro da alimentação.

Divulgação BASF
Divulgação BASF