Bosch investe na formação de jovens carentes


Em 2015 o Instituto Robert Bosch comemora 10 anos do Projeto Formare. A parceria da empresa alemã com o Projeto Formare e a Fundação Iochpe teve início em 2002, ainda na fábrica de São Paulo. A primeira turma em Campinas iniciou-se em 2005, passando a integrar um dos principais projetos do Instituto Robert Bosch.


Desde 2002, o Instituto ajudou a formar cerca de 260 alunos. O projeto proporciona ao aluno a oportunidade de desenvolver determinada aptidão para ingressar no mercado de trabalho, seja qual for sua atuação ou direcionamento profissional futuro.

“Estamos muito satisfeitos em completar 10 anos de projeto Formare e ter contribuído para a formação profissional de tantos jovens em situação de vulnerabilidade social. Acreditamos que a educação é uma “alavanca” para o desenvolvimento humano e um dos principais pilares para a evolução de um país. Por isso, investimos na educação e estamos alinhados com o objetivo do projeto Formare”, ressalta Otavio Antoniacci Junior, coordenador do Instituto Robert Bosch.

Além disso, o Formare ajuda a suprir a demanda de desemprego que, segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT), registrou cerca de 73,4 milhões de jovens entre 15 e 24 anos desempregados em 2013. Já no Brasil, a taxa era de 13,7% da população nesta faixa etária.

Em análise a situação profissional dos alunos egressos, destaca-se um número significativo de empregados que continuam seu desenvolvimento acadêmico e profissional. Este resultado é permeado por mudanças culturais, pois muitos desses jovens são os primeiros de suas famílias a terem uma formação técnica e profissional.

Ainda em comemoração à data, será produzido um livro com os trabalhos de conclusão de curso, no qual terá uma breve linha do tempo dos 10 anos do Formare na Bosch Campinas. Focado em Logística, o livro será escrito pelos alunos do Projeto Formare com o apoio dos educadores.

Aula Inaugural



A Escola Formare Instituto Robert Bosch, que é uma parceria com a Fundação Iochpe, realizará sua aula inaugural no dia 27 de fevereiro, às 9h, no Centro de Eventos da Associação dos Funcionários da Robert Bosch. Este ano o grupo será formado por 20 jovens, com idades entre 16 e 18 anos.

O projeto contará com a participação de 110 educadores voluntários e a grade curricular do curso será composta por aulas de: Matemática, Informática, Comunicação e Relacionamento, Artes, Atividade Física, Medição e Desenho Técnico, Organização Industrial e de Serviços, Qualidade de Vida (Higiene e Saúde), Psicodrama, Contabilidade Básica, Atualidades, Línguas (Inglês e Espanhol), Meio Ambiente, Assistente Administrativo e Comercial, Planejamento e Logística, Automação Industrial, Empreendedorismo, Logística e Distribuição.

Além da parte teórica, os adolescentes têm a oportunidade de se inserirem no mundo do trabalho e participarem do dia a dia de uma empresa multinacional como a Bosch. “Esta atuação nas áreas da empresa proporciona aos alunos a oportunidade de aprender na prática todos os conceitos transmitidos pelos educadores voluntários em sala”, conclui Antoniacci.

Os colaboradores voluntários são os responsáveis por ministrar as aulas e passar o máximo de conhecimento técnico e também pessoal aos alunos. A Fundação Iochpe, por sua vez, treina e supervisiona esses profissionais ao longo do programa.

Divulgação Bosch
Divulgação Bosch