Brasil pode reduzir emissões e manter eficiência

 O Brasil pode reduzir suas emissões de gases estufa em até 37%, entre 2010 e 2030, mantendo suas metas de crescimento, segundo um relatório do Banco Mundial. O estudo afirma que a redução, equivalente a retirar todos os carros do mundo de circulação durante três anos,não causaria nenhum impacto negativo no desenvolvimento ou na geração de novos empregos.


A Ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, argumenta que o País já vem cumprindo seu papel e cobra também uma atitude das nações desenvolvidas. “O Brasil tem uma das matrizes energéticas mais limpas do mundo e vem oferecendo soluções construtivas e criativas a nível global e local (…) em 2005 nossas emissões corresponderam a ,6% do total mundial. Os países desenvolvidos são responsáveis pela maior parte e também precisam contribuir para a solução do problema”, disse.


Áreas como agricultura e desflorestamento, energia, transporte e gestão de resíduos possuem grande potencial para a diminuição das emissões. O preço para se tornar um país mais sustentável, entretanto, não é baixo: para atingir essa meta seria necessário investir R$ 400 bilhões durante vinte anos.


Resultados


Segundo o relatório, um uso mais dinâmico da terra poderia reduzir o desflorestamento em 68% até 2030. Políticas públicas e planejamento seriam essenciais para chegar a esse resultado, principalmente no que diz respeito à administração da competitividade por terras e proteção florestal.


Já no setor energético, as oportunidades para redução de emissões são menores, devido às energias renováveis que o Brasil já vem utilizando. Quanto aos transportes, os combustíveis derivados de petróleo foram responsáveis por 12% das emissões de gases estufa em 2008. O aprimoramento das políticas públicas de transporte aliado à utilização de um sistema multimodal para o transporte regional seria, de acordo com o estudo, uma solução que diminuiria as emissões em até 35% até 2030.


 

SXC
SXC