Em sua terceira edição, o prêmio internacional de sustentabilidade “Green Talents” recebeu 331 inscrições de jovens pesquisadores de 58 países distintos.
O concurso, que tem a intenção de promover a pluralidade cultural e a criatividade para estimular o desenvolvimento de soluções sustentáveis, contemplou 20 vencedores escolhidos por desenvolver iniciativas ambientais no ano de 2011.
Dentre os 31 cientistas brasileiros inscritos na competição, se encontra a Dra. Ana Paula Bortoleto, uma das vencedoras do “Green Talents”. Durante os últimos sete anos, ela vem estudando diferentes aspectos da gestão de resíduos sólidos, e realizou uma pesquisa comparando os programas de descarte de resíduos da cidade de São Paulo e de Sheffield, na Inglaterra, enfatizando a questão comportamental. Assim, buscou entender o que leva os cidadãos a se mobilizarem quando o assunto é coleta seletiva e reciclagem.
O júri, composto por especialistas alemães no ramo do desenvolvimento sustentável, escolheu projetos de pesquisa com potencial para responder questões ambientais a nível mundial, como aquecimento global, escassez energética e poluição.
Antes de receber o prêmio, os “Green Talents” participaram de um fórum cientifico de dez dias na Alemanha, em dezembro passado, e visitaram instalações internacionais de pesquisa, universidades e empresas que lidam com sustentabilidade.
“A semana de fóruns me proporcionou uma oportunidade singular de me familiarizar com projetos pioneiros em diversas áreas da tecnologia, e de me relacionar com especialistas alemães e jovens cientistas”, afirma Dra. Ana Paula Bortoleto.
Em Berlim, o secretário estadual do Parlamento do Ministério Federal de Educação e Pesquisa Alemão (BMBF), Thomas Rachel, entregou o prêmio aos vencedores.