Dois brasileiros estão na Alemanha desde a última para falar sobre a sua experiência com o cultivo de orgânicos no nordeste do Brasil. Celso Crisóstomo e Hermínio Lima apresentarão o trabalho da Associação dos Produtores Orgânicos da Ibiapaba (APOI) no Simpósio Brasil-Alemanha de Desenvolvimento Sustentável na Universidade de Stuttgart, que vai até essa sexta-feira (22).
“Os produtores da APOI conduzem seu trabalho para a produção de alimentos saudáveis, sem agrotóxicos com proteção ambiental. Mostramos no trabalho, as parcerias da associação ao longo desses dez anos, os trabalhos de campo como compostagem, a proteção dos recursos hídricos, o planejamento da produção, a organização do grupo e a inserção dos produtos orgânicos no mercado de Fortaleza e de outras cidades”, conta Lima, que já foi bolsista do Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD).
Durante o evento, especialistas dos dois países poderão assistir a palestras sobre proteção florestal, mudanças climáticas, desenvolvimento rural e tecnologia ambiental, além de participar de visitas técnicas a unidades de tratamento de esgotos e sistemas de bombeamento de águas da região de Stuttgart.
Paralelamente, representantes de instituições brasileiras e alemãs se reúnem para discutir possíveis trabalhos no âmbito do desenvolvimento sustentável.