Brasileiros premiados em Berlim

Entre mais de 430 candidatos de 80 países, 25 visionários “verdes” foram escolhidos por um júri de especialistas do Green Talents 2013. O título foi concedido pela quinta vez a membros da nova geração de cientistas líderes na área do desenvolvimento sustentável, sob patrocínio do Ministro Federal de Educação e Pesquisa (BMBF).

O prêmio incluiu um fórum científico de duas semanas, durante o qual os vencedores visitaram os principais locais de pesquisa sobre sustentabilidade da Alemanha. Os Green Talents tiveram um conhecimento mais profundo sobre os sistemas de inovação do país, conheceram as mais modernas abordagens e tecnologias e, em reuniões individuais, trocaram ideias com os principais especialistas da área.

O fórum foi encerrado, na sexta-feira (8), em uma cerimônia de premiação para homenagear os jovens cientistas. Os brasileiros Dânia Elisa Christofoletti Mazeo Morales e Paulo Savaget Nascimento estavam entre os 25 vencedores do concurso.  A cerimônia aconteceu na presença de representantes das instituições participantes, membros do júri e outros convidados na histórica Gartenhaus do BMBF, em Berlim, na Alemanha.

“Precisamos de novas ideias vindas da pesquisa para enfrentar os desafios de nossa época, onde quer que ocorram. Estes “Green Talents” nos trazem novos ares do mundo lá fora. Eles representam o enorme número de participantes da competição e estão entusiasmados com o trabalho científico no país da Energiewende, a revolução da energia renovável. Vamos nos deixar levar por esse entusiasmo”, declarou Wilfried Kraus, Diretor Geral Suplente do Diretório para Sustentabilidade, Clima e Energia do BMBF.

Divulgação Green Talents 2013
Divulgação Green Talents 2013