Casa Ecoeficiente mostra arquitetura do futuro

Começa nesta quarta-feira (14), em São Paulo, a mostra “Casa Alemã: A Casa Ecoeficiente”, que apresenta tecnologias desenvolvidas pela Alemanha no campo das energias renováveis e de eficiência energética aplicáveis no setor da construção civil. O projeto é uma iniciativa do Ministério Federal de Economia e Tecnologia da Alemanha e do Ministério Federal de Transportes, Obras e Desenvolvimento Urbano da Alemanha, viabilizado pela Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo.


Para Julio Muñoz Kampff, o vice-presidente da Câmara Brasil-Alemanha e coordenador de sua Comissão de Sustentabilidade, a Casa Alemã serve como modelo para o futuro desenvolvimento de tecnologias e da arquitetura sustentáveis, com soluções construtivas e técnicas que permitem a utilização de energias renováveis, o uso eficiente de energia e o seu consumo de forma econômica.


 “O mundo encontra-se diante do desafio de atender às reivindicações econômicas e materiais da população global, mas também de cuidar das questões ambientais. A evolução dos acontecimentos tem demonstrado que economia e meio ambiente não atuam em campos opostos, mas são dependentes entre si”, afirma Kampff.


O protótipo alemão pretende provar que a beleza estética e o conforto habitacional são perfeitamente compatíveis com a eficiência energética e o emprego de energias renováveis, explica Ricardo Rose, Diretor do Departamento de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo. “O projeto é uma combinação de arquitetura com técnica e visa despertar as noções de sustentabilidade e qualidade, expondo-as de uma forma integrada e engenhosa”, acrescenta. A Casa ficará aberta ao público no Parque do Ibirapuera até o dia 28 de abril e depois percorrerá outros 12 países da América Latina, entre eles, o Uruguai, a Argentina, o Paraguai, o Chile e a Bolívia.


Um projeto para a América Latina


Casa Alemã: A Casa Ecoeficiente teve como base para seu desenvolvimento um projeto desenvolvido a partir das contribuições da Universidade Técnica de Darmstadt (TU Darmstad) ao concurso Solar Decathlon, promovido pelo Departamento de Energia dos EUA (US. Deparment of Energy – DOE). Para facilitar o seu transporte e a montagem, o projeto original da Casa Alemã sofreu algumas alterações, mantendo, porém inalterado os conceitos básicos apresentados no concurso Solar Decathlon.


A tecnologia de captação de energia solar empregada aproveita uma energia gratuita, que existe em abundância na América Latina Combinando técnicas passivas (low-tech) com técnicas ativas (high-tech), a Casa Alemã demonstra o alto potencial de eficiência energética possível de ser explorado em prédios e/ou residências. Também serão realizados eventos temáticos para profissionais interessados em aplicar tecnologias de eficiência energética e energias renováveis na construção.


 


Serviço


Casa Alemã: A Casa Ecoeficiente


Modelo de Exposição: itinerante (percorrerá 13 países da América Latina)


Data de inauguração no Brasil: 14/04/2010


Local: Parque do Ibirapuera Endereço: Avenida Pedro Álvares Cabral s/n – entrada pelo portão 10 (pedestres) e pelo portão 3 (automóveis) – Arena de Eventos em frente ao Planetário ao lado do Museu Afro Brasileiro


Horário de visitação: 3ª a 6ª – das 11h às 17h; sábado e domingo – das 14h às 17h


Período de exibição no Brasil: de 14 a 28/04

Luiz Machado/Câmara Brasil-Alemanha
Luiz Machado/Câmara Brasil-Alemanha