Consumo de orgânicos aumenta na Alemanha

As interdições de granjas e fazendas na Alemanha por conta do escândalo da contaminação de ração de aves e suínos com dioxina aumentou ainda mais a demanda por produtos orgânicos no país. Com medo de colocar a saúde de suas famílias em risco, muitos consumidores passaram a substituir ovos e carnes comuns por aqueles com certificado “bio”.


Apenas uma semana após a primeira denúncia, esses alimentos já estavam esgotados em muitas regiões e a demanda não parou de aumentar.


O setor, que movimenta hoje cerca de € 5,9 bilhões por ano, deve comercializar o dobro desse volume até 2016, segundo estimativas da empresa de consultoria Booz & Company.


Os agricultores alemães já não conseguem produzir o suficiente para abastecer o mercado com alimentos orgânicos. Itens como banana, pêra, cebola, cenoura e batata cultivadas sem o uso de agrotóxicos são importados de outros países e a tendência é que a Alemanha passe a importar ainda mais, principalmente de países onde o clima é mais apropriado para o cultivo desses gêneros.


Atualmente, o setor de orgânicos responde por 4% dos mantimentos comercializados em território germânico. O país é o maior consumidor europeu de produtos bio e conta com 580 supermercados especializados.

Ute Grabowsky / Photothek
Ute Grabowsky / Photothek