DHL é reconhecida por sua eficiência energética


A empresa de logística alemã DHL entrou pela primeira vez na lista das 100 maiores usuárias de energia elétrica “verde” da Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos (EPA, na sigla em inglês). Ocupando a 27ª posição, a empresa utiliza a eficiência energética para cobrir toda a eletricidade que espera usar este ano nos EUA.


A DHL está adquirindo quase 210 mil Certificados de Energia Renovável (RECs, na sigla em inglês) de parques eólicos, com o objetivo de compensar todo o consumo esperado para 2014. Em 2013, a empresa conseguiu 188 mil certificados, neutralizando aproximadamente 90% do seu consumo energético total. As certidões conseguidas neste ano equivalem ao combate das emissões de dióxido de carbono (CO2) de mais de 30 mil veículos de passeio ou a eletricidade usada por uma média anual de 20 mil lares americanos, segundo a EPA.


De acordo com a companhia, a conquista dos RECs está alinhada com o principal programa global da Deutsche Post DHL, o GoGreen. O Grupo busca atingir uma meta ambiciosa de proteção climática para melhorar sua eficiência de carbono em 30% até 2020, comparado a 2007.


Para atingir esse objetivo, a empresa, tanto nos Estados Unidos como em todo o mundo, investe em novas tecnologias e troca suas aeronaves por modelos mais eficientes em termos de combustível, compra caminhões e vans elétricos, híbridos e movidos a combustíveis alternativos e adiciona recursos de conservação de combustível em suas instalações. Até agora, a Deutsche Post DHL melhorou sua eficiência carbônica em 18%, comparado a 2007.


“Essa é uma grande honra e estamos orgulhosos de sermos reconhecidos pela EPA”, afirma Christof Ehrhart, vice-presidente executivo de Comunicação Corporativa e Responsabilidade da DHL. “Nossa iniciativa de RECs está compensando o impacto do consumo energético da empresa nos Estados Unidos e é mais um dos elementos do esforço mundial da companhia de reduzir as emissões de carbono direta e indiretamente. Esses certificados são apenas uma das alavancas que a DHL usa para atingir nossos objetivos sustentáveis”, completa Ehrhart.


Devido ao compromisso de alternativas energéticas, a empresa também faz parte do Green Power Leadership Club da EPA (Clube de Liderança de Poder Sustentável, em tradução livre), uma distinção dada a organizações que excedem significantemente as exigências mínimas impostas pela agência norte-americana.


“A EPA está satisfeita em acolher a DHL como uma parceira Green Power e parabeniza-os pelo 27º lugar no nosso ranking mundial”, afirma Mollie Lemon, diretor da parceria Green Power da agência. “Ao optar por adquirir energia renovável, a empresa alemã está ajudando no crescimento nacional de energia limpa e na redução da poluição carbônica. O comprometimento da companhia em usar 100% de poder ‘verde’ serve como exemplo de liderança a ser seguido por outros”, completa Lemon.

SXC
SXC