O Grupo Deutsche Post DHL enviou uma Equipe de Resposta a Desastres (DRT) a Porto Príncipe, no Haiti. O pior furacão de grande porte dos últimos cinquenta anos provocou ventos de 230 km/h, atingindo a costa sudoeste da ilha, que ainda lutava para se recuperar do avassalador terremoto de 2010.
Os voluntários da DRT forneceram apoio logístico gratuito no Aeroporto Internacional de Toussaint Louverture e coordenaram a chegada da ajuda internacional, preparando-a para que fosse levada até as áreas afetadas pelo furacão.
“No rastro do furacão Matthew, o Haiti pode vir a enfrentar uma grave crise humanitária. Apesar de ser cedo para avaliar a extensão de todos os prejuízos e de toda a destruição, a DRT estava pronta para facilitar a logística de mercadorias de auxílio recebidas e para garantir o rápido processamento dos suprimentos”, revela Gilberto Castro, gerente da Equipe de Resposta a Desastres nas Américas da empresa.
É a segunda vez que a DRT Américas, sediada no Panamá, funciona em Porto Príncipe, 48 horas após receber o pedido de apoio. Em janeiro de 2010, já haviam sido implantadas após o Haiti ter sido atingido por um terremoto de magnitude 7.0, deixando 230 mil mortos e atingindo mais de um milhão de pessoas.
As Equipes são parte do GoHelp, programa de gestão de desastres do Grupo Deutsche Post DHL, operado em parceria com a Organização das Nações Unidas, desde 2005. Nessa parceria, a empresa fornece à ONU acesso gratuito à sua experiência logística, sua rede de transporte internacional e as habilidades dos mais de 400 funcionários voluntários especialmente treinados, prontos para serem mobilizados em até 72 horas.
Desde o lançamento da parceria, as DRTs completaram mais de 30 mobilizações, sendo a mais recente delas em abril de 2016, após o grave terremoto do Equador e a tempestade tropical que atingiu as Ilhas Fiji, em fevereiro deste ano.
Foto: Divulgação DHL