O Deutsche Post DHL Group reduzirá a zero todas as emissões de suas operações logísticas até 2050. Ao perseguir essa nova meta, o Grupo espera dar uma contribuição significativa para a limitação do aquecimento global a um nível bem inferior aos 2ºC definidos na Conferência do clima de Paris de 2015 (a COP 21) e para a Agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU). A DHL também pretende expandir seu portfólio de produtos e serviços ecológicos para ajudar os clientes a atingir suas próprias metas de proteção climática. “As decisões que tomamos hoje determinarão como nossos filhos viverão daqui a 30 anos”, disse o CEO Frank Appel.
Metas preliminares
A meta de proteção climática se aplica tanto às atividades da própria empresa quanto às dos prestadores de serviços de transporte subcontratados. A missão é respaldada por marcos preliminares, no contexto do programa de proteção ambiental do Grupo, o GoGreen:
- Em nível global, o Deutsche Post DHL Group aumentará em 50% a eficiência de carbono de suas próprias atividades e das dos prestadores de serviços de transporte subcontratados em relação ao ano-base de 2007;
- Em nível local, o objetivo é melhorar a vida das pessoas nos lugares onde vivem e trabalham com o uso de soluções de transporte ecológicas. A DHL operará 70% de seus serviços próprios de primeira e última milha com soluções ecológicas de coleta e entrega, utilizando, por exemplo, bicicletas e carros elétricos;
- Mais de 50% das vendas incorporarão soluções ecológicas, tornando as cadeias de suprimento dos clientes mais “verdes”;
- O Grupo treinará e certificará 80% de seus funcionários como especialistas GoGreen até 2025 e os envolverá ativamente em suas atividades de proteção ambiental e climática. Além disso, pretende criar parcerias para o plantio de 1 milhão de árvores a cada ano.
Meta atingida antes do prazo
As novas metas e atividades de proteção climática fundamentam-se na experiência com seu programa de proteção ambiental GoGreen. A meta de proteção climática anterior – melhorar a eficiência de carbono em 30% a partir do ano-base de 2007 – foi alcançada em 2016, quatro anos antes do prazo, graças a uma diversificada gama de medidas para otimizar a frota de veículos, seus edifícios e redes logísticas.
Foto: Divulgação DHL