Dia da Engenharia Alemã debate futuro das cidades

Em sua 5ª Edição, sob o tema “A Cidade do Futuro: Viver ou Sobreviver?”, o Dia da Engenharia Alemã, que aconteceu nesta quinta-feira (17) em São Paulo, apresentou as novas tecnologias para melhorar a qualidade de vida, o ambiente de trabalho, a moradia, o trânsito e a forma de viver dos habitantes das cidades grandes. O evento é realizado pela VDI-Brasil (Associação de Engenheiros Brasil-Alemanha) em parceria com a Câmara Brasil-Alemanha, e é parte da Temporada Alemanha+Brasil 2013-2014.

“O progresso trouxe benefícios para a humanidade, mas também muitos desafios. Precisamos achar alternativas para melhorar a nossa qualidade de vida. E foi isso que oferecemos em nosso Dia da Engenharia Alemã 2013. O evento tratou de importantes assuntos e apresentou novas técnicas e tecnologias para melhorar o nosso dia a dia, o ambiente de trabalho, a moradia, o trânsito e a forma de viver dos habitantes das grandes cidades”, comenta Christian Müller, presidente da VDI-Brasil e vice-presidente da B. GROB do Brasil.

O evento contou com a participação de renomados palestrantes e, entre os assuntos, destacaram-se: “Os desafios da construção civil” (Geraldo Villin Prado, diretor superintendente da Odebrecht Properties), “A Cidade do Futuro” (Jaime Lerner, arquiteto e ex-prefeito de Curitiba). Na mesa redonda, importantes nomes da indústria automobilística discutiram o tema “O carro tem futuro na cidade?”. Entre eles: Paulo Braga, jornalista da Revista Automotive Business (moderador); Besaliel Botelho, presidente da Robert Bosch; Arturo Piñeiro, presidente da BMW do Brasil, Philipp Schiemer, presidente da Mercedes-Benz; Miguel Garcia, CFO da Audi Brasil; e Egon Feichter, vice-presidente de Desenvolvimento de Produto da Volkswagen do Brasil.

Os debatedores frisaram que sim, acreditam que o carro tem futuro na cidade, mas que, para tornar o trânsito nas megalópoles mais fluido e seguro, deve haver um forte investimento em infraestrutura e nos meios de transporte públicos, além de em tecnologias sustentáveis de propulsão para os carros, como motores híbridos e elétricos. Também foi debatida a tendência de evolução da relação dos consumidores com os carros: hoje, a posse do veículo ainda é muito importante, mas, no futuro, o uso do automóvel será o fundamental, abrindo espaço para os sistemas de compartilhamento de carros, que já estão sendo testados pelas montadoras alemãs no exterior.

Divulgação VDI-Brasil
Divulgação VDI-Brasil