Ecogerma 2012 destaca iniciativas ecoeficientes


A Ecogerma, uma das principais conferências de sustentabilidade do País, está marcada para os dias 27 e 28 de junho, na capital paulista. Organizada pela Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo (AHK, na sigla em alemão), o evento destaca, em sua quarta edição, uma série de iniciativas, em diferentes setores econômicos, com foco na ecoeficiência, ou seja, a capacidade de produzir bens de consumo e serviços que demandam menos recursos, geram menos resíduos e preocupam-se com a sustentabilidade em todo o seu ciclo de vida (do desenvolvimento ao descarte final).  



“Totalmente em linha com a Rio+20, onde ocorrem as principais discussões políticas em nível mundial sobre sustentabilidade, a Ecogerma 2012 pretende oferecer uma contribuição sobre como a economia verde se materializa na prática. Teremos muitos exemplos de organizações brasileiras e alemãs que mostram como a sustentabilidade se aplica no desenvolvimento de produtos e serviços que atendem às necessidades humanas a um custo viável e ainda contribuem para a preservação ambiental”, explica Ricardo Rose, diretor do Departamento de Energia Renovável, Ecoeficiência e Meio Ambiente da AHK.



O dirigente explica que a Ecogerma 2012 será dividida em quatro painéis centrais que destacam iniciativas sustentáveis por setores econômicos: indústria, comércio, construção civil e energia. O uso eficiente e racional de recursos é o tema central de todos esses painéis. Empresas como Volkswagen, BASF, Bayer, Siemens, ZF, Evonik, Henkel e TÜV Rheinland apresentarão suas experiências para diminuir o uso de recursos, água e energia no desenvolvimento de seus produtos.



Além disso, a Ecogerma 2012 promove um intenso debate dos temas centrais da agenda bilateral Brasil-Alemanha a respeito da sustentabilidade. Um exemplo é a palestra do Prof. Dr. Klaus Fricke, da Universidade Técnica Braunschweig, que apresenta as oportunidades de cooperação oferecidas por empresas alemãs no segmento de gestão de resíduos. A palestra do Prof. Christian Pielow, da Universidade de Bochum – RUB é outro destaque. O Prof. Pielow discute as diretrizes políticas e legais do Brasil e da Alemanha para incentivar a produção de energia renovável e iniciativas de ecoeficiência. Finalmente, no último dia do evento, uma mesa-redonda composta por especialistas brasileiros e alemães debaterá a democratização da produção e da distribuição de energia.



As inscrições para o evento são gratuitas, limitadas e devem ser feitas antecipadamente pelo site do evento: www.ecogerma.com.



Serviço



Conferência Ecogerma 2012 – Economia Verde
Quando: dias 27 e 28 de junho, das 8h30 às 17h30
Onde: Club Transatlântico – Rua José Guerra, 130 – Chácara Santo Antônio, São Paulo
Investimento: gratuito
Informações: www.ecogerma.com