Economia de energia e segurança no transito

A Bayer MaterialScience estará apresentando em Milão, de 8 a 12 de Maio, algumas soluções desenvolvidas para redução de gases, proteção do clima sem causar maiores  custos no bolso do motorista. Juntamente com clientes e outros parceiros a empresa trabalha no desenvolvimento de novos conceitos de mobilidade.

Na indústria automobilística as construções mais leves são as mais requisitadas por reduzir o consumo de gases, custos e a poluição . Para isso foi  desenvolvido um policarbonato da marca Makrolon, que pela transparência pode ser usado do teto panorâmico até a construção de outros módulos do veículo.  Com isso é possível a redução de 50% do peso,  se comparado a convencional tecnologia que utiliza o vidro. A Bayer MaterialScience Bayblend Polycarbonat-Blends oferece pecas para a carroceria que podem ser pintadas.

Além da leveza, a melhor capacidade de aquecimento do policarbonato em relação ao vidro no campo de visão, faz com que o consumo de energia diminua.  Em  automóveis de motor a combustão o aquecimento se faz automaticamente. Já em carros elétricos a situação é diferente, pois a bateria tem que ser recarregada diretamente no veículo.  Com o bom desempenho de aquecimento proporcionado pelo Policarbonat,observa-se notável eficiência no gasto de energia.

A necessidade de redução de gases faz com que se procure novas alternativas. Um exemplo  são os veículos movidos a eletricidade que dispensam o uso de combustíveis. Com a  tecnologia Bayblend e o uso de policarbonatos na proteção da bateria o veículo se mantém aquecida mesmo com as baixas temperaturas de inverno. Se comparada a proteção de metal, esse material, além da leveza, proporciona uma grande estabilidade mecânica. Outro benefício é a redução de risco de incêndio de baterias, como acontece com veículos que utilizam o sistema hibrído.

O desenvolvimento da eletromobilidade não se baseia somente no desenvolvimento de carros elétricos mas em toda uma infraestrutura. Uma empresa holandesa, a EV-Box , apresentou por exemplo uma estação de abastecimento que a possui proteção de incêndio sem o uso se halogênio.

 

Iluminacão eficiente aumenta segurança

A iluminação na indústria automobilística e o policarbonato  também fatores importantes. A moderna tecnologia LED é 70 por cento mais eficiente que as convencionais. Assim, por exemplo é possível ver uma curva com mais clareza e segurança.

 

Com um ganho de 10,8 milhões de euros no ano de 2011,  a Bayer MaterialScience é a maior empresa de polímeros do mundo. Os principais segmentos de atuação são os da indústria automobilística, eletro-eletrônica, como também construção, esporte e artigos de lazer. Está presente em 30 países no mundo e empregou em 2011 cerca de 14.800 empregados

marcia bartho engel
marcia bartho engel