Empresas poderão vender seus créditos de carbono

Pequenas e médias empresas paulistas que tiverem projetos de desenvolvimento sustentável financiados pela linha “Economia Verde” da Agência de Fomento Paulista/Nossa Caixa Desenvolvimento poderão vender seus créditos de carbono para o fundo alemão KfW.

“Nosso objetivo é o mesmo do KfW, promover o desenvolvimento sustentável. Depois da Política Estadual de Mudanças Climáticas, essa parceria é mais uma prova da vanguarda de nosso estado em relação à preservação do meio ambiente”, afirma Milton Luiz de Melo Santos, presidente da Agência de Fomento Paulista/Nossa Caixa Desenvolvimento.

O agente financeiro do governo federal alemão, responsável pelas cooperações oficiais da Alemanha com países em desenvolvimento, também colaborará para que as companhias se adéquem às normas internacionais de comércio de créditos de carbono.

Karen Mulder, vice-presidente mundial do KfW, afirma que a assessoria oferecida pelo banco alemão poderá ajudar as empresas paulistas a lucrar com a venda dos créditos e rapidamente recuperar os investimentos feitos com o empréstimo mais rapidamente.

“O objetivo do fundo de carbono do nosso banco não é comercial. É ser sustentável e ajudar a viabilizar projetos que contribuam com a redução das emissões em todo o mundo. São Paulo é o estado brasileiro mais preparado para iniciar esse processo”, completa a executiva alemã.

Financiamento

A linha de Economia Verde pode ser usada para financiar projetos de adequação de setores de produção; substituição de combustíveis, como o diesel por biodiesel, gasolina por etanol e óleo por gás natural; tratamento e aproveitamento de resíduos; recomposição de matas ciliares e nascentes com espécies nativas, entre outros.

 

SXC
SXC