Energia renovável impulsiona mercado de trabalho


O boom nas energias renováveis continua a criar novos postos de trabalho na Alemanha. De acordo com um estudo publicado recentemente e encomendado pelo Ministério do Meio Ambiente, o desenvolvimento e a produção de tecnologias para as energias renováveis, criaram cerca de 382 mil empregos no país em 2011. Esse número representa um aumento de cerca de 4% em relação ao ano anterior e mais que o dobro do registrado em 2004. 



Norbert Röttgen, ministro alemão do Meio Ambiente, afirmou que os dados atuais mostram que a transformação do sistema energético na Alemanha criou oportunidades inteiramente novas no mercado de trabalho.



“É o maior projeto para o futuro da indústria alemã, já que abre possibilidades tecnológicas e econômicas para a competitividade da Alemanha e coloca o país como o local para se fazer negócios”, disse.

Segundo o estudo, cerca de 280 mil empregos – cerca de 75% dos registrados no setor no ano passado – podem ser diretamente atribuídos ao Ato de Fontes de Energias Renováveis (EEG), na sigla em alemão. Além disso, a maior parte dos empregos, 125 mil postos, podem ser encontrados nos setores ligados – direta ou indiretamente – com energia solar. Os setores de biomassa e de energia eólica vêm logo em seguida, empregando cerca de 124 mil e 100 pessoas, respectivamente.

GTZ
GTZ