Europa recicla 2/3 das latas de alumínio usadas


A Associação Europeia de Alumínio (EAA, na sigla em inglês) anunciou que, em 2010, dois terços de todas as latas de alumínio usadas na Europa foram recicladas. A Alemanha é a campeã no reaproveitamento desse tipo de material, reciclando 96% do total produzido.




A reciclagem de latinhas nos 27 Estados da União Europeia, nos países da Associação Europeia de Livre Comércio e também na Turquia subiu de 64,3% da produção total em 2009 para 66,7% em 2010. A demanda de latas de alumínio aumentou em mais de 2 bilhões de unidades, chegando a 36 bilhões. A EAA aponta que, com a reciclagem de 24 bilhões dessas latinhas, as emissões de gases poluentes foram reduzidas em 2,5 milhões de toneladas, representando o equivalente às emissões de um milhão de caminhões em um ano.

Em comparação, no mesmo ano de 2010, o Brasil reciclou 17,7 bilhões de unidades de latas de alumínio, ou 97,6% do total usado, mantendo, pelo décimo ano consecutivo, a liderança mundial na reciclagem desse tipo de material (de acordo com dados da Associação Brasileira do Alumínio).



Nos últimos 20 anos, observa-se na Europa o crescimento anual das taxas de coleta e reciclagem de embalagens de alumínio, em especial das latinhas. A indústria do alumínio e os fabricantes de latinhas projetam aumentar, para 2015, o total global de reciclagem no continente para 75%. Com a parceria de outros setores da indústria que utilizam embalagens metalizadas, a expectativa é chegar a 2020 com 80% do material reciclado anualmente.



A meta, considerada ambiciosa, conta com o apoio de modernas técnicas e tecnologias para coleta, separação, classificação e reaproveitamento dos materiais. Bons exemplos de sistemas de coleta de latas de alumínio, além da Alemanha, são os da Suíça e dos países escandinavos, onde a reciclagem já chega a 90% da produção anual. Iniciativas regionais, como a que tem o lema “cada lata conta”, criada na Grã-Bretanha, também ajudam a melhorar a eficácia da coleta seletiva.

flickr.com/nicoleleec
flickr.com/nicoleleec