Pneus são artigos de alta tecnologia, e os componentes das bandas de rolagem exercem enorme impacto sobre o desempenho dos mesmos. Na comparação com pneus convencionais (borracha E-SBR, com negro de fumo apenas), os pneus “verdes” (borracha S-SBR e tecnologia sílica/silano) comprovaram oferecer uma resistência ao rolamento significativamente menor, resultando em uma redução de 5% no consumo de combustível e, consequentemente, emitindo menos CO2. Além disso, eles oferecem melhor aderência – especialmente em condições de pistas molhadas – enquanto apresentam uma durabilidade comparável.
O segredo do sucesso reside na interação dos componentes: a sílica atua como carga ativa nas bandas e assegura a resistência ao desgaste dos pneus, mas, na realidade, é incompatível com a borracha S-SBR. A Evonik, uma das maiores fabricantes mundiais de sílica e silanos é a única empresa do mundo que fabrica e comercializa os dois materiais e resolveu esse problema por meio da adição de silano a fim de “acoplar” quimicamente a borracha S-SBR e a sílica.
Avaliação de Ciclo de Vida
Como os pneus “verdes” já comprovaram exercer um impacto significativo no consumo total de combustível dos veículos. A próxima etapa lógica foi examinar o potencial impacto ambiental das bandas dos pneus “verdes” em comparação com as bandas de pneus convencionais, não somente durante a fase de uso, mas em toda sua vida útil. Para examinar esses efeitos a Evonik conduziu uma Avaliação de Ciclo de Vida (LCA) abrangente, que se estendia da produção da matéria-prima ao fim da sua vida útil.
O estudo analisou categorias de impacto como o Potencial de Aquecimento Global, o Potencial de Criação de Ozônio Fotoquímico e a Demanda Energética Primária. A unidade funcional definida foi o uso de sílica/silano e S-SBR em bandas de rolagem de pneus de carros de passeio em um trajeto de 150.000 km. Além disso, conduziu-se uma análise de sensibilidade tendo como parâmetros o consumo de gasolina, a economia de combustível e o tempo de vida.
Redução de emissões
De acordo com o estudo, a tecnologia de sílica/silano em pneus “verdes” consegue reduzir de modo significativo as emissões e os impactos ambientais no cenário básico em qualquer categoria de impacto relevante analisada. Em consequência, o Potencial de Aquecimento Global pode ser reduzido em 4,9% ao longo de todo o ciclo de vida e com a substituição do negro de fumo e do E-SBR por sílica/silano e S-SBR, evitam-se emissões de até 1,4 tonelada métrica de CO2 a cada 150.000 km percorridos.
Foto: Divulgação Evonik