Evonik lança portfólio de aditivos para transformar resíduos plásticos em matérias-primas valiosas

Divulgação: Evonik

A Evonik lançou uma série de aditivos sob a marca TEGO® Cycle para ajudar seus clientes a melhorar o processamento e aumentar a qualidade final de plásticos reciclados. Concebido para economizar energia durante o processo de reciclagem mecânica, o portfólio de aditivos TEGO® Cycle também melhora a qualidade dos polímeros, permitindo a transição da cadeia de valor do plástico para um ‘ciclo de valor’.

A nova família de marcas agrupa produtos que melhoram a eficiência e aumentam a qualidade de polímeros reciclados e plásticos finais com soluções de reciclagem mecânica úmida e seca, apoiam a transformação da indústria do plástico em uma economia totalmente circular. Os produtos TEGO® Cycle e os novos e ambientalmente amigáveis Polymer Processing Aids foram apresentados na Plastics Recycling Show Europe, de 10 a 11 de maio.

Apesar dos recentes progressos nos fluxos de resíduos plásticos e na melhoria da infraestrutura de reciclagem no mundo inteiro, os altos custos e as dificuldades técnicas envolvidas na produção de polímeros com qualidade boa o suficiente se traduziu na reciclagem de apenas 100 milhões de toneladas de plástico até o momento, disse Alper Aksit, Gestor de Marketing da linha de Compounds & Circular Plastics região EMEA da Evonik. “A transformação de resíduos plásticos em valioso plástico reutilizável requer a colaboração de toda a cadeia de valor do plástico. Ao trabalhar em estreita cooperação com nossos parceiros, e atentos às necessidades de clientes, criamos iniciativas como o Circular Plastics Program, que, combinado com os nossos aditivos TEGO® Cycle ajudam a acelerar o processo de transformação da indústria plástica em uma economia totalmente circular.

O portfólio diverso de aditivos da Evonik contribui, em cada estágio da cadeia de valor da reciclagem mecânica, para a conversão de resíduos plásticos em produtos plásticos reutilizáveis. Durante a fase úmida, os antiespumantes e agentes umectantes da Evonik podem ser utilizados para tornar os processos de lavagem, separação, destintamento e secagem mais eficientes e contribuir para reduzir de maneira significativa o consumo de energia. Além disso, durante a composição (fase seca) os absorventes de odor, compatibilizantes, dispersantes e aditivos de processamento da Evonik contribuem para melhorar o processamento e as propriedades dos polímeros, resultando em custos mais competitivos e num plástico reciclado de qualidade muito mais alta.