Expedição alemã no Atlântico Sul termina em 28/07

O navio alemão Meteor, que esteve em Fortaleza entre os dias 28 de junho e 1º de julho, deve chegar à Namíbia no próximo domingo (28). A passagem pelo Brasil fez parte das atividades da Temporada Alemanha + Brasil 2013-2014. Na capital cearense, cientistas, pesquisadores e estudantes tiveram acesso ao interior da embarcação para conhecer seus laboratórios e instalações.

Em operação desde 1986, o Meteor navega os mares do globo realizando pesquisas oceanográficas com robôs, ferramentas e equipamentos de alta tecnologia e precisão. Seu objetivo é coletar dados sobre as condições físicas, biológicas, químicas e geológicas dos oceanos, contribuindo para o entendimento dos reflexos das mudanças climáticas.

Coordenada pela Universidade de Hamburgo, a viagem envolve 24 cientistas de diferentes nacionalidades. Durante o percurso do Brasil à África, estão sendo lançadas ao mar sondas e sensores para realizar medições de temperatura, velocidade das correntes marítimas e salinidade da água, além de outros indicadores. Até 2014, os equipamentos devem coletar esses dados, quando serão retirados da água para estudos. A previsão é que o Meteor faça outros cinco cruzeiros semelhantes até 2016.

Divulgação
Divulgação