Fundação Volkswagen incentiva a leitura


A Fundação Volkswagen, que coordena os investimentos sociais da Volkswagen do Brasil há 35 anos, oferecerá gratuitamente, neste ano, um total de 400 vagas para oito turmas on-line (sendo 50 vagas por turma) de seu projeto educacional de incentivo à leitura “Entre na Roda”. As inscrições para as duas primeiras turmas, totalizando 100 vagas, foram abertas nesta quarta-feira (4) na “Plataforma do Letramento” (www.plataformadoletramento.org.br), que é o ambiente virtual de aprendizagem da Fundação Volkswagen, onde também serão ministradas as oficinas a distância.


Além da navegação em conteúdo multimídia, a oficina on-line proporciona interatividade por meio de fóruns de discussões e acompanhamento de mediador que estará disponível para conversar virtualmente com os participantes, disseminando conhecimento e resolvendo possíveis dúvidas. A certificação será mediante a participação em todas as etapas da oficina.


O objetivo do projeto “Entre na Roda” é formar interessados em trabalhar como mediadores de leitura, sejam eles educadores, bibliotecários ou voluntários. Para isso, as oficinas on-line do “Entre na Roda” vão oferecer atividades sobre metodologia de medição de leitura, informações e dicas práticas para que os participantes estejam aptos a incentivar o “gosto pela leitura” entre os mais diversos públicos, de crianças a idosos.


“A Fundação Volkswagen oferece o projeto ‘Entre na Roda’ porque reconhece a importância do gosto pela leitura. Ler é uma atividade fundamental para o desenvolvimento humano em todas as etapas da vida, tanto no ambiente escolar, como no profissional. Além disso, a leitura é uma das formas de entretenimento mais importantes e acessíveis”, afirmou a diretora da Fundação Volkswagen, Keli Smaniotti.


Todas as turmas do curso on-line do “Entre na Roda” contarão com a mesma carga horária: oito semanas de duração, sendo que as atividades podem ser realizadas em horários definidos pelos participantes. Os temas a serem discutidos na oficina on-line do “Entre na Roda” são:

  • Por que formar leitores?
  • O que é ser mediador de leitura?
  • Como fazer rodas para cativar leitores?
  • Como organizar um acervo a favor dos leitores?
  • Como atrair leitores com textos literários?
  • Como aproximar leitores de poemas e narrativas longas?
  • Como aproximar leitores de textos jornalísticos e de divulgação científica?
  • Como trazer outras linguagens para as rodas de leitura?


Para mais informações, clique aqui.

Divulgação Fundação Volkswagen
Divulgação Fundação Volkswagen