Fundação Volkswagen inicia projeto social em MT


A Fundação Volkswagen, que coordena os investimentos sociais da Volkswagen do Brasil há 35 anos, inicia o programa educacional “Aceleração da Aprendizagem” no Mato Grosso. O projeto chega às cidades de Sinop e Sorriso, onde são oferecidas um total de 460 vagas para alunos e 63 vagas para educadores.


A cerimônia de assinatura do acordo de cooperação técnica foi realizada na semana passada(5), na Câmara Municipal, em Sorriso (MT), e contou com a presença do Prefeito da Cidade, Dilceu Rossato, do diretor de Assuntos Jurídicos da Volkswagen do Brasil e superintendente da Fundação Volkswagen, Dr. Eduardo Barros, da diretora de Relações Institucionais da Fundação Volkswagen, Keli Smaniotti, da coordenadora do Projeto Aceleração da Aprendizagem no Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), Luzia Suely Bernardi e autoridades dos municípios beneficiados.


“A Fundação Volkswagen investe nesta iniciativa porque acredita na importância de garantir um direito que pertence a todos: o de aprender. O projeto ‘Aceleração da Aprendizagem’ oferece formação aos educadores para que desenvolvam um trabalho intensivo com seus alunos de forma individual, respeitando suas particularidades e extraindo seu melhor potencial, evitando a evasão escolar”, afirma o Eduardo de Azevedo Barros.


Conheça o projeto “Aceleração da Aprendizagem”


O “Aceleração da Aprendizagem” reduz a defasagem idade série no Ensino Fundamental, evitando a evasão escolar. Para que alunos multirrepetentes não fiquem desmotivados e para garantir o direito de aprendizagem, o projeto dá apoio a esses estudantes de forma individual e intensiva, em classes de aceleração, corrigindo também problemas de alfabetização com aulas de reforço no contra turno escolar. Os estudantes são preparados durante dois anos, na sala de aceleração, para depois ingressarem na série adequada à sua idade.


A formação dos educadores neste projeto conta com material pedagógico exclusivo, para que possam trabalhar com os alunos de forma direcionada. O projeto “Aceleração da Aprendizagem” é executado com base em uma metodologia desenvolvida pelo Cenpec (Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária), consolidada ao longo de 18 anos de trabalho com correção de fluxo escolar.


O Cenpec é parceiro técnico para o desenvolvimento de alguns dos projetos educacionais da Fundação Volkswagen.


O “Aceleração da Aprendizagem” foi selecionado pelo Ministério da Educação (MEC) em 2010 como uma importante tecnologia educacional que contribui para a redução da distorção idade série.


O programa estreou em Resende (RJ), em 2011, onde foi realizado até 2012, atendendo 439 alunos e 88 educadores de escolas públicas da rede municipal.


Além da atuação no Mato Grosso, o projeto é realizado também nos estados da Paraíba, Bahia e Espírito Santo, beneficiando 2700 alunos e 350 educadores.

Divulgação Fundação Volkswagen
Divulgação Fundação Volkswagen