Fundação Volkswagen lança publicação em SP


A Fundação Volkswagen, que coordena os investimentos sociais da Volkswagen do Brasil há 35 anos, lançou hoje (23) o “Caderno Arte + Educação”. A publicação está disponível gratuitamente para download na “Plataforma do Letramento” (www.plataformadoletramento.org.br), ambiente virtual de aprendizagem da fundação que auxilia educadores sobre como trabalhar as artes com seus alunos, de forma prática e interativa. Além de propor atividades e reflexões sobre diversas modalidades artísticas, o “Caderno Arte + Educação” traz artigos de acadêmicos e profissionais de artes renomados e integra o material didático do programa educacional “Aprendendo com Arte”, recém-lançado pela Fundação Volkswagen.


O “Caderno Arte + Educação” é resultado de uma parceria entre a Fundação Volkswagen e a Editora Segmento e foi produzido por especialistas em artes e educação. Além da versão digital, a publicação conta com a impressa, com tiragem de 7 mil exemplares, que serão distribuídos para educadores e para as Secretarias Municipais e Estaduais de Educação do Brasil. Em suas 114 páginas, a revista aborda temas como arte popular, audiovisual, dança, teatro, música, artes visuais e inclusão de estudantes com deficiência em museu.


“A publicação foi produzida por especialistas na integração entre arte e educação, a fim de reunir uma ampla abordagem das temáticas que devem ser trabalhadas em aula. A publicação é parte do projeto ‘Aprendendo com Arte’, por meio do qual a Fundação Volkswagen oferece formação continuada a educadores das redes públicas de ensino que trabalham com arte. Acreditamos e investimos nos educadores porque atuam para garantir um direito que a todos pertence: o de aprender”, afirma o superintendente da Fundação Volkswagen e diretor de Assuntos Jurídicos da Volkswagen do Brasil, Dr. Eduardo de Azevedo Barros.


Como material de apoio para educadores, o “Caderno Arte + Educação” sugere atividades práticas, aperfeiçoando a qualidade do ensino. Entre elas estão “Como analisar produções audiovisuais com os alunos”, “Como trabalhar a cena teatral com os alunos”, “Jogos de memorização de texto” e “Como ensinar música na Educação Básica”.


Para fazer download do “Caderno Arte + Educação”, acesse: http://www.plataformadoletramento.org.br/acervo-projeto-material.html

Divulgação Fundação Volkswagen
Divulgação Fundação Volkswagen