Entre as soluções para enfrentar a crise hídrica no Brasil está o investimento em tecnologia, que contribui para a eficiência no processo de melhoria da gestão dos recursos hídricos. Uma delas foi desenvolvida pela GEMÜ do Brasil, que utiliza a tecnologia alemã para a produção de válvulas de alta qualidade e precisão, fundamentais para o tratamento de água no Brasil.
Dados recentes publicados pela organização não-governamental The Nature Conservancy Brasil mostram que 78% da população percebe um aumento na poluição das águas nos últimos quatro anos, enquanto 58% estão extremamente preocupadas com a falta de água no país. Dados do Instituto Trata Brasil mostram ainda que, atualmente, 37,78% da água tratada é perdida antes de chegar às residências, empresas e indústrias brasileiras.
Esses números comprovam o desperdício de recursos e a necessidade do tratamento adequado da água, especialmente se considerado que mais de 33 milhões de brasileiros não têm acesso à água potável e 90 milhões carecem de sistemas de coleta de esgoto, conforme o Instituto Trata Brasil.
De acordo com Herbert de Camargo Kottke, gerente de vendas do setor industrial da multinacional no Brasil, as válvulas do tipo borboleta, tem papel fundamental na redução de vazamentos e contaminação da água. “Elas são projetadas para atenderem às necessidades específicas de sistemas de água, com foco na alta precisão e resistência a condições extremas, além de um excelente desempenho ao longo do tempo”, revela.
Um dos grandes diferenciais das válvulas da marca é a sua durabilidade, que pode ser até 50% superior em comparação às válvulas convencionais encontradas no mercado. Isso se deve ao uso de materiais nobres de alta qualidade e ao processo de fixação da sede que é uniforme e que oferece estanqueidade e aumenta a vida útil dos equipamentos, uma característica essencial para a continuidade dos serviços, a redução de custos operacionais e do tempo de operação em sistemas de abastecimento de água.
Kottke explica ainda que “as válvulas são projetadas para operar com alta precisão, oferecendo um encaixe perfeito entre as peças, o que garante uma estanqueidade superior e prevenção de vazamentos. Além disso, a empresa utiliza tecnologia de ponta, como sistemas de automação e válvulas de controle, fundamentais para otimizar o processo de tratamento e garantir que a água tratada atenda aos mais rigorosos padrões de qualidade e segurança.”
Esses avanços tecnológicos são essenciais em um cenário no qual o Brasil busca melhorar a gestão de seus recursos hídricos e garantir que mais pessoas tenham acesso à água potável e saneamento adequado. Ao investir em tecnologias de alta qualidade como as válvulas GEMÜ, é possível não só aumentar a eficiência dos processos e reduzir custos, mas também contribuir para a sustentabilidade ambiental e a melhoria da qualidade de vida da população.