Em um artigo técnico publicado recentemente, a DHL Global Forwarding, divisão especializada do Deutsche Post DHL, explora as partes mais importantes da gestão sustentável da cadeia de suprimentos (SSCM, na sigla em inglês) e discute suas muitas áreas funcionais. Desenvolvido com especialistas do Centro de Gestão Sustentável Avançada da Faculdade de Negócios de Colônia (Center for Advanced Sustainable Management of Cologne Business School) e da M3TRIX GmbH, uma empresa de consultoria de transformação sustentável de negócios, o artigo técnico ilustra como as empresas podem descobrir todo o valor de sua cadeia de suprimentos e ter um impacto ambiental positivo.
“Hoje, há um impulso para a sustentabilidade. Temos evidência de que a tomada de decisões favoráveis a este importante assunto oferece uma fonte de inovação e crescimento para muitos dos nossos clientes, parceiros de negócios e um engajamento mais forte do funcionário. Ou seja, fortalece a “licença para operar”, apoia a promoção da marca do empregador e melhora a imagem da empresa”, disse Angelos Orfanos, vice-presidente executivo de Marketing Global e Vendas da DHL Global Forwarding.
De acordo com a análise de mais de 200 estudos, 88% das fontes afirmam que as empresas com estas práticas mostram melhores desempenhos, o que acaba se traduzindo num melhor fluxo de caixa. Segundo pesquisa da Accenture, 93% dos CEOs acreditam que a sustentabilidade será crucial para o futuro de seus negócios.
O artigo técnico descreve possíveis ações para empresas que desejam intensificar seus processos ecologicamente corretos e de responsabilidade social, ao mesmo tempo em que aumentam seu sucesso econômico. Por exemplo, uma companhia da Coreia do Sul passou o transporte de seus produtos para Hong Kong do modal aéreo para o marítimo, obtendo redução de 27% nos custos e 28% nas emissões, sendo que o tempo de trânsito médio aumentou apenas 6%.
Uma abordagem sustentável pode ajudar a reduzir custos, principalmente em logística, devido a uma redução das despesas de transporte e reutilização de produtos e materiais. A cadeia de suprimentos responsável promove a substituição do modelo de produção linear e consagrado de “pegar, fazer e descartar” por um método circular de “reduzir, reutilizar, reciclar e retornar”, estimulando a inovação de processo e produto e gerando assim fluxos de receitas adicionais.
Além disso, estudos feitos pela Faculdade de Economia de Harvard mostram que melhores práticas de elaboração de rotas, carregamento de caminhões, treinamento de motoristas e uso de tecnologias avançadas podem aprimorar a eficiência do uso de combustíveis em cerca de 87%, resultando na redução de 15 mil toneladas de emissões de gás carbônico e economia de cerca de US$ 11 milhões.
O Deutsche Post DHL Group tem um programa corporativo GoGreen, que apoia as práticas de negócio sustentáveis. No Brasil, a DHL vem trabalhando na revisão de modais, com ênfase na utilização da cabotagem (navegações curtas, entre portos do mesmo país), e na medição da pegada de carbono das cadeias logísticas.
Foto: Divulgação DHL