Governo de SP abre inscrições para prêmio


A Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Governo do Estado de São Paulo, em parceria com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), abre as inscrições para a segunda edição do Prêmio Melhores Empresas para Trabalhadores com Deficiência. Empresas públicas e privadas, que possuem o Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) no Estado de São Paulo, com 100 ou mais funcionários têm a oportunidade de apresentar suas experiências de inclusão profissional.


O prêmio tem como objetivo dar visibilidade às boas práticas relacionadas à integração de pessoas com deficiência na força de trabalho e, consequentemente, reconhecer e estimular as demais organizações a aperfeiçoarem seus programas de respeito à diversidade humana.


Serão avaliados os seguintes aspectos: promoção da política dos direitos da pessoa com deficiência; igualdade de oportunidades; grau de sustentabilidade dos projetos; disponibilidade de recursos; materiais e psicólogos que viabilizem ao trabalhador com deficiência ter condição plena para o desempenho de suas funções; autonomia e independência no ambiente de trabalho; respeito à legislação e potencial de reaplicação e multiplicação das iniciativas.


As empresas inscritas receberão três questionários. Após a análise das informações fornecidas, serão definidos os vencedores pelas Comissões de Seleção e Julgadora. Os ganhadores serão apresentados durante a cerimônia de premiação em dezembro deste ano. As finalistas terão suas práticas divulgadas na publicação “As Melhores Empresas para Trabalhadores com Deficiência – Práticas de Inclusão de Pessoas com Deficiência no Mercado de Trabalho”.


Em 2014, a primeira edição do prêmio contou com 56 empresas inscritas, das quais foram selecionadas 10 finalistas e três vencedoras, além de cinco práticas que se destacaram por sua inovação, sensibilidade e engajamento.


Desafios


O Brasil tem hoje cerca de 45 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência, sendo que uma em cada cinco delas mora no Estado de São Paulo (mais de 9 milhões). O Censo do IBGE de 2010 identificou que 2,8 milhões de pessoas com deficiência possuem ensino superior completo (incluindo mestrado e doutorado). Contudo, de acordo com o levantamento realizado pela Fipe, 68,9% dos trabalhadores com deficiência sentem pouca ou nenhuma compatibilidade entre o cargo e sua formação, comparado a 42,8% de pessoas sem deficiência, fator este que motivou a criação do prêmio.


Neste contexto, são extremamente relevantes as iniciativas que reconhecem e, principalmente, propagam as boas práticas de inclusão das pessoas com deficiência em instituições de pequeno, médio e grande portes, e estimulam não apenas o cumprimento à legislação, mas também a eliminação de paradigmas e barreiras atitudinais, permitindo melhorar e ampliar as oportunidades profissionais para as pessoas com deficiência.


Para mais informações e inscrições, acesse: http://pmetcd.sedpcd.sp.gov.br/

Divulgação
Divulgação