KfW e BNDES assinam acordo para transporte


Sob o mote da proteção climática, os dois principais bancos de desenvolvimento da Alemanha e do Brasil – KfW e BNDES, respectivamente – concluíram um contrato de financiamento de sistemas de transporte modernos em cidades brasileiras. O acordo de empréstimos no valor de US$ 265 milhões, assinado no contexto das Consultas Governamentais, visa melhorar o transporte público municipal e proteger o meio ambiente do Brasil.


A cooperação nas áreas de meio ambiente e clima foi um dos pontos principais abordados nas Consultas Governamentais, conduzidas pela Chanceler Alemã Angela Merkel e a Presidente do Brasil Dilma Rousseff.


O acordo de empréstimo para sistemas de transporte público foi assinado no Rio de Janeiro, em agosto deste ano, por Stephan Opitz, membro do Comitê Administrativo do banco de desenvolvimento alemão (KfW), e Wagner Bittencourt de Oliveira, vice-presidente do BNDES. O KfW apoia o programa em nome do Ministério Federal de Cooperação Econômica e Desenvolvimento da Alemanha (BMZ, na sigla em alemão).


“O Brasil e sua população urbana sofrem com vias constantemente congestionadas, bem como o sistema transporte público inadequado em todas as regiões metropolitanas. Estamos ajudando o País a encontrar e implementar soluções para este problema. Juntamente ao nosso principal parceiro, o BNDES, apoiamos as cidades na construção de um sistema de transporte moderno que, desta forma, contribui diretamente para a proteção global do meio ambiente e do clima”, afirma Opitz.


Com o empréstimo do KfW e os fundos de contrapartidas brasileiras, um montante que totaliza mais de US$ 1 bilhão foi disponibilizado para providenciar ao longo dos próximos anos soluções em transporte nas principais cidades selecionadas. O banco de desenvolvimento alemão KfW revê, atualmente, um plano de financiamento de um bonde moderno no centro do Rio de Janeiro. Além dos efeitos positivos no clima, os aspectos que tornaram este projeto particularmente interessante foram o alto nível de inovação e a visibilidade esperada em conexão com o Jogos Olímpicos 2016.


O comprometimento está alinhado ao longo relacionamento entre Brasil e Alemanha de cooperação para o desenvolvimento sustentável que dura há 50 anos. Faz exatamente meio século, por exemplo, que o primeiro acordo de empréstimo entre KfW e BNDES foi assinado na cidade de Frankfurt, em 31 de agosto de 1965. Naquela época, o objetivo era financiar projetos de investimento de Pequenas e Médias Empresas. 

CC/Flickr/Artur Luiz
CC/Flickr/Artur Luiz