O governo alemão decidiu agrupar em uma só instituição três de seus organismos de desenvolvimento e cooperação internacional. Unificados na estrutura administrativa da GTZ – Sociedade Alemã para trabalho técnico em conjunto ( Deutsche Gesselschaft für Zusammenarbeit), a instituição foi renomeada para GIZ – Sociedade Alemã de Cooperação Internacional, que ainda conta com dois órgãos – o Serviço de Desenvolvimento Alemão- DED (Deustche Entwicklungsdienst) e o de Especialização e Desenvolvimento Internacioanal – InWEnt (Internationale Weiterbildung und Entwicklung).
O GIZ procura através de um trabalho internacional alcançar o desenvolvimento sustentável em países industriais bem como os em desenvolvimento e transformação. Isso será alcançado, segundo a entidade, por meio de serviços orientados e especializados para cada diferente situação.
Ela oferece serviços que envolvem ajuda política e econômica como através de apoio aos países parceiros na gestão e estrutura logística. Além de programas para formação e desenvolvimento dos jovens.
Parceiros importantes como o Ministério do Desenvolvimento, o Ministério da Educação e Pesquisa e o Ministério das Relações Exteriores apóiam o trabalho dessa organização dentro e fora da Alemanha.