As companhias aéreas Lufthansa, Swiss e Austrian Airlines foram nomeadas como três das mais sustentáveis pelos consumidores na Alemanha. Este é o resultado da pesquisa representativa Mit gutem Gewissen (Com a Consciência Limpa), efetuada pela revista econômica Focus Money junto com a Deutschland Test e a companhia de análises ServiceValue.
Os entrevistados avaliaram a Lufthansa como a marca com o nível mais alto de responsabilidade na categoria “Companhias aéreas”, classificando-a, assim, como a mais sustentável. Ao lado da companhia, a Swiss, em segundo lugar, e a Austrian Airlines, terceiro lugar, foram premiadas com uma classificação de ouro pela conduta responsável nas áreas de Ecologia, Economia e Questões Sociais.
Os últimos resultados da pesquisa reconhecem o compromisso do Grupo Lufthansa em relação a atuação responsável em todas as áreas, e em honrar os investimentos orientados para o alvo do grupo da companhia aérea no que diz respeito à governança corporativa sustentável. Já no início de 2015, a empresa recebeu o renomado prêmio “Eco-Airline of the Year” pela revista comercial dos EUA Air Transport World, pela segunda vez.
Um exemplo das atividades do Grupo na área de Clima e Responsabilidade Ambiental é que estão trabalhando vigorosamente para fazer o transporte de passageiros e mercadorias da forma mais ecológica possível. As frotas de passageiros do Grupo Lufthansa usaram uma média de apenas 3,84 litros de querosene em 2014 para transportar um passageiro a uma distância de 100 quilômetros (2013: 3.91 l/100 pkm).
Com isso, como nos anos anteriores, conseguiram atingir a meta exigente de eficiência anual com um aumento de 1,5 por cento da indústria. De acordo com a empresa, ao investir bilhões de euros em aeronaves particularmente eficientes em termos de combustível, é esperada uma redução no consumo de combustível específico de freio. Além disso, o Grupo tem se empenhado em melhorar a proteção contra o ruído durante muitos anos.
Assim, os últimos investimentos em geradores de vórtice de redução de som para a família A320 Lufthansa levaram a uma melhoria significativa da poluição sonora para os residentes na proximidade de aeroportos.
O Mit gutem Gewissen é a maior pesquisa do ponto de vista dos consumidores sobre a sustentabilidade relacionada com a marca. As opiniões de 500 cidadãos sobre 1.000 marcas de 56 setores da indústria foram coletadas em 33 pesquisas em matéria de Responsabilidade Social, Ecológica e Econômica.