Lufthansa investe em ecologia e economia


Na indústria aérea, a redução do peso da aeronave é uma forma importante de redução do consumo de combustível. Cada quilograma poupado significa menos emissões de CO2 e menores gastos. Segundo a alemã Lufthansa, a empresa economiza o equivalente a € 26 mil por ano. Esse foi o ponto de partida para o projeto de pesquisa da Lufthansa Technik “AIRtech – Advanced and Innovative Repair Technologies” (“AIRtech – Tecnologias Avançadas e Inovadoras de Reparo”, em tradução livre).  


De acordo com a companhia, o projeto, que tem duração de dois anos e completou com sucesso sua fase de investigação em dezembro de 2013, focou no desenvolvimento de novos procedimentos de conserto e formas de melhoria de componentes substituíveis, usando materiais mais leves, novos processos de produção e métodos de construção inovadores.


Além de alcançar a quantia de economia de peso almejada e, consequentemente, a queda no consumo de combustível, clientes dos especialistas de Manutenção, Reparo e Revisão (MRO, na sigla em inglês) da Lufthansa se beneficiarão, no futuro, da vida útil estendida dos componentes e também da redução de seus custos de manutenção e reparação.


Segundo a Lufthansa, a maioria dos componentes da aeronave atualmente em uso foram desenhados há mais de 30 anos e os reparos frequentemente envolvem o uso de materiais e processos de produção baseados no design original. Como parte do projeto de pesquisa, oito componentes diferentes foram examinados sistematicamente. Um deles é o Vacuum Generator, uma bomba usada para criar a diferença de pressão estática entre a cabine e o contêiner de água residual.


“Enquanto o componente atual é feito de alumínio, no futuro ele poderia ser feito no de uma composição de plástico e alumínio e ser produzido utilizando tecnologia de impressão 3D, fazendo com que seja mais leve, tenha um custo-benefício maior e seja mais durável”, afirma Philipp Reipschläger, gerente de Projetos da Lufthansa Technik.


Na pesquisa, vários cases de negócios são analisados e avaliados em preparação para converter o status de partes aperfeiçoadas de protótipos para componentes certificados e instaláveis. Após isso, a empresa iniciará a fase de desenvolvimento. 

Divulgação Lufthansa
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