Mais de 40 países presentes no Diálogo Climático

Desde o dia 2 maio, líderes de diversas nações discutem em Königswinter, na Alemanha, os próximos passos a serem tomados em relação à mudança climática, visando a Cúpula sobre o assunto que acontecerá em Cancún no fim de 2010.


O encontro, anunciado por Angela Merkel durante a Conferência Climática de Copenhagen em 2009, é uma discussão informal entre os países sobre as medidas a serem tomadas para um novo acordo climático mundial. Os principais tópicos a serem abordados dizem respeito ao financiamento da proteção climática internacional, à redução do desflorestamento em países em desenvolvimento e à redução de gases poluentes em nações desenvolvidas e emergentes.


A Alemanha já se comprometeu a reduzir em 40% a emissão de poluentes até 2020 e o Ministro do Meio Ambiente do país, Norbert Röttgen, também espera comprometimento de igual peso do resto da UE.


“A União Europeia tem boas razões, inclusive econômicas, para repensar sua proposta atual de redução. Eu defendo que ela diminua de 20 % a 30% sua emissão de gases até 2020, fazendo com o que o bloco se torne um pioneiro da economia verde”, argumenta.


Cancún


 A Cúpula que acontecerá no final do ano em Cancún, no México, dará continuidade às negociações iniciadas na Conferência de Copenhagen e deverá reunir grande parte dos chefes de estado em torno da questão ambiental, em especial do aquecimento global.


 A ideia é chegar a um acordo para substituir o Protocolo de Kioto, que expira em 2012.

REGIERUNGonline/Ute Grabowsky
REGIERUNGonline/Ute Grabowsky