MAN é reconhecida por inclusão profissional


Montadora conquista o 3º lugar do II Prêmio Melhores Empresas para Trabalhadores com Deficiência em reconhecimento às soluções adotadas


Aconteceu na última semana (10), o II Prêmio Melhores Empresas para Trabalhadores com Deficiência, uma iniciativa da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo (SEDPcD), em parceria com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe). A cerimônia, que aconteceu no Palácio dos Bandeirantes, condecorou a montadora MAN Latin America com o 3º lugar, em função de suas ações voltadas à inclusão profissional e à capacitação de pessoas com deficiência (PCDs).


Segundo a SEDPcD, o prêmio foi desenvolvido com o intuito de incentivar as boas práticas em prol da inserção de pessoas com deficiência no mercado de trabalho, identificar e reconhecer iniciativas bem-sucedidas de empresas, a fim de torná-las referências no incentivo de construir ambientes voltados a todos.


Na edição deste ano, inscreveram-se no Prêmio 58 empresas de diversas áreas de atuação como Serviços, Bancos, Indústria de Transformação, Comércio, Saúde, Educação. Além destas, destacou-se a participação de duas pequenas empresas.


Dados da SEDPcD apontam que as companhias estão cada vez mais preocupadas em contribuir para a capacitação dos funcionários com deficiência: 67% oferecem bolsas de estudo para aperfeiçoamento educacional ou profissional; 52% oferecem cursos de capacitação específicos para pessoas com deficiência; 60% afirmam integrar os PCDs nos planos de carreira da empresa; 37% estimular a concorrência a vagas internas; 27% oferecem orientações para a carreira por meio de coaching.


O II Prêmio Melhores Empresas para Trabalhadores com Deficiência teve como os dez finalistas as empresas: Brasil Kirin, Caterpillar, Citi, Deloitte, Itaú, JLL, Man Latin America, SEBRAE, Senac e Serasa Experian.


Novos Horizontes


Com o 3º lugar, a MAN Latin America decidiu promover a inclusão de pessoas com deficiência em seu ambiente de trabalho. Um dos programas adotados foi o Novos Horizontes, que flexibilizou exigências regulares de formação superior e idiomas, incentivando a capacitação de jovens com deficiência com ensino médio.


Em 2011, foram contratados 22 jovens e, em 2014, mais 20, incluídos na fábrica em Resende (RJ) e nos escritórios administrativos e comerciais de São Paulo. O presidente, Roberto Cortes, engajou os executivos da montadora, colocando esses novos colaboradores sob a responsabilidade direta do principal profissional de cada área, e encarregou esses executivos da formação desses jovens, tanto no aprendizado profissional quanto no acadêmico. A cada semestre, os rendimentos são avaliados e, segundo a MAN Latin America, o aproveitamento tem sido de 96%.


“Gosto da existência da obrigatoriedade da contratação, porque qualquer empresa tende a escolher uma pessoa sem deficiência, imaginando que ela vai produzir 100% e a com deficiência 97%. Porém, sempre vejo muitos contratando por contratar; oferecendo trabalhos menores”, afirma Cortes.  


Com informações da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência

Divulgação SEDPcD
Divulgação SEDPcD