A MAN Latin America, fabricante dos veículos comerciais MAN e Volkswagen, alcançou um marco: mais de 2,9 mil motoristas receberam instruções práticas de condução econômica em 2015. Além de ser recorde anual para a montadora, o total representa alta de 10% na comparação com os 2,6 mil treinamentos realizados em 2014.
Ao longo do ano, instrutores especializados visitam as garagens de clientes em todo o Brasil e também de importadores na América Latina e África para identificar oportunidades de redução de custos operacionais, fator atrelado à forma de condução do veículo nas mais diversas operações.
Após percorrer os mesmos trechos presentes na rotina da aplicação, os instrutores da MAN Latin America desenvolvem treinamento de condução sob medida para auxiliar o motorista a aproveitar ao máximo as funcionalidades operacionais de cada veículo, reduzir o consumo de combustível, o desgaste de pneus e componentes e também guiar de forma defensiva, o que proporciona uma rodagem mais segura.
O treinamento de condução econômica já ampliou a produtividade de veículos com economia média de diesel de 5% a 10%. Aumento de 40% na durabilidade da embreagem, além de preservação de caixa de transmissão, pneus, lonas de freio e suspensão também são identificados após o treinamento dos condutores.
A ação é realizada gratuitamente nas garagens dos clientes ou concessionárias e contemplam material didático para teoria e orientação prática, quando os participantes têm a oportunidade de guiar o veículo com acompanhamento do instrutor.
Treinamento online
Além de cursos presenciais, a MAN Latin America reforça sua presença no e-learning, ou seja, nos treinamentos realizados online pela internet, disponíveis tanto para colaboradores da empresa quanto para a rede de concessionários. No ano passado mais de 43 mil matrículas foram feitas para treinamentos nas áreas técnica, comercial e administrativa.
Por meio desse sistema de gestão de treinamento é promovida a formação contínua. A equipe mantém-se atualizada sobre novos produtos, tecnologias e pode ofertar ao cliente o veículo que melhor atende às demandas de cada aplicação. O interesse é alto e apenas neste início de ano foram recebidas mais de 4 mil matrículas.
Cada módulo tem duração média de 30 minutos e, ao final, traz avaliação e resumo das lições, que podem ser assistidas quantas vezes o aluno online desejar. Dentre os cursos há 40 opções disponíveis e a meta é até o fim deste ano saltar para 60. Também estão previstos aproximadamente 18 cursos em espanhol para os importadores da América Latina.
Por trás de todo esse crescimento há uma grande estrutura de administração e gerenciamento. Um portal exclusivo permite que a rede de concessionárias acesse todos os conteúdos online dos treinamentos e-learning, gerencie o nível de capacitação dos seus profissionais por meio de trilhas de conhecimento e realize toda a calendarização das participações em treinamentos de forma autônoma.
Foto: MAN Latin America