VWCO economiza consumo de energia equivalente a um mês de produção

Foto: Divulgação Volkswagen Caminhões e Ônibus

A Volkswagen Caminhões e Ônibus economiza ano a ano cada vez mais recursos naturais: reduziu o consumo de energia em sua fábrica em mais de 8%, otimizou em mais de 35% a destinação final de seus resíduos sólidos e ainda tratou mais de 150 milhões de efluentes. Instalada às margens do parque nacional mais antigo do Brasil, a montadora preserva quase 50% de seu terreno com uma área verde de cerca de 400 mil metros quadrados, seguindo seu compromisso em ter uma atuação responsável e inovadora em relação ao cuidado ao meio ambiente.

“Descarbonização e circularidade são pautas constantes em todos os nossos produtos, desde os caminhões e ônibus aos serviços, e também em todos os nossos processos produtivos. A responsabilidade é um valor crucial em nossa operação e difundido entre todos os parceiros de negócio. Qualquer ação, por menor que possa parecer, tem potencial de gerar impacto no presente e mais ainda no futuro”, destaca Adilson Dezoto, Vice-presidente de Produção e Logística da VWCO.

Grande evidência vem do consumo de energia da montadora. A empresa já fez a substituição de aproximadamente 9.000 lâmpadas convencionais por LED, o que gera uma redução do consumo geral em mais de 8% ao ano. Isso equivale ao quanto a fábrica utiliza de energia em um mês. E os investimentos não param por aí.

Está em curso a implementação de programadores para desligamento automático da iluminação em horários que não é necessária, eliminação de vazamentos de ar comprimido, otimização e automatização dos equipamentos industriais de climatização, entre outras medidas.

“Em cada nova instalação realizada ou novos equipamentos que são adquiridos, é priorizada a eficiência energética e de todos os demais recursos. Com isso, constantemente são buscadas tecnologias e soluções que permitam operar a empresa de forma mais sustentável e econômica”, explica o executivo da VWCO.

Outro ponto destaque é o tratamento de 100% dos resíduos líquidos de seus processos produtivos, priorizando o reaproveitamento sempre que possível. Somente no ano de 2022, foram tratados 158.540.000 litros de efluentes nas estações, o que representa uma média de até 18.000 litros de efluentes tratados por hora. Atualmente, existem duas estações de tratamento de efluentes em operação na unidade: uma na fábrica e outra no Centro Logístico. Os processos de tratamento das duas estações são bem semelhantes, pois trabalham utilizando o processo de tratamento biológico que garantem o reaproveitamento da água.

Representando uma redução de 37%, a quantidade de resíduos enviada para aterro sanitário diminuiu drasticamente nos últimos quatro anos: de 12,86 kg em 2018 para 8,08 kg em 2022 por veículo produzido, no total. Nos processos de suporte para a montagem de caminhões e ônibus, a geração de resíduos, principalmente os associados às embalagens, torna-se um dos principais aspectos ambientais a serem considerados. Por isso, dentro do sistema de gestão, é buscado constantemente o estabelecimento de ações que minimizem esses impactos. Uma das principais metas perseguidas pela unidade é a busca por minimizar a destinação de resíduos em aterros, sendo essa uma prática incentivada a todo momento.