A alemã Mercedes-Benz, em parceria com as químicas Clariant e Haltermann, realiza testes com uma frota na estrada para trazer uma segunda geração de bioetanol, feito a partir de resíduos agrícolas.
Segundo a companhia, o projeto-piloto enche os tanques com um novo biocombustível: o sunliquid20, com 20% de etanol celulósico. A vantagem é que a gasolina é feita de resíduos agrícolas, como a palha. Pelos próximos doze meses, os veículos da frota de testes da Mercedes-Benz podem ser preenchidos novamente com o novo combustível em um posto de gasolina interno na unidade de Stuttgart-Untertürkheim, que foi disponibilizado especialmente para o projeto. Com uma octanagem (RON) maior de 100, o produto garante um alto nível de eficiência.
“Nossa principal tarefa é moldar soluções futuras de sustentabilidade móvel. Vemos grande potencial em biocombustíveis de segunda geração no que diz respeito à sustentabilidade e redução de gases estufa. A gasolina com 20% de etanol já pode ser usada nos nossos últimos motores Mercedes-Bens BlueDIRECT. Isso oferece o potencial ideal para a melhor eficiência e a alta redução de gases de efeito estufa”, explica Peter Lueckert, diretor de Motores, Mecânica e Injeção de Combustível do Grupo Daimler.
Etanol de celulose
O etanol de celulose é a segunda geração do bioetanol, produzido a partir de resíduos agrícolas como a palha. Não apresenta competição para alimentos, nem para a produção de ração para animais. Se comparado aos combustíveis fósseis, reduz consideravelmente os níveis de emissão de CO2.
“Biocombustíveis produzidos de forma sustentável contribuem relevantemente para a proteção do meio ambiente. É por isso que decidimos apoiar esse projeto-piloto”, afirma Udo Hartmann, diretor de Proteção Ambiental Corporativa da Daimler. “Globalmente, assim como na Alemanha, uma grande quantidade de resíduos agrícolas permanece sem uso. Com o etanol de celulose, cerca de um quarto da demanda de gasolina europeia esperado para 2020 pode ser alcançada – um componente importante para a mobilidade sustentável.”