Os postos de gasolina de toda a Alemanha disponibilizarão, a partir de janeiro de 2011, o E10, uma mistura de gasolina com 10% de etanol, como aprovado pelo governo alemão. Cerca de 90% dos veículos que circulam na Alemanha já estão adaptados para funcionar com esse combustível.
Além do E10, os postos ainda serão obrigados a ter uma reserva do combustível E5, composto por gasolina e 5% de etanol, para abastecer os carros que ainda não estão liberados para receber o novo combustível. Para Elmar Baumann, diretor da Associação Alemã da Indústria de Biocombustíveis – VDB (Verband der Deutschen Biokraftstoffindustrie e. V.), “o novo regulamento é positivo para todos os envolvidos”.
Baumann considera que os consumidores terão uma gasolina de alta qualidade, cujo preço se manterá estável. Ele também acredita que o meio ambiente será favorecido pela diminuição da emissão de gases de efeito estufa no ramo dos transportes. Segundo dados da Agência Alemã Especializada em Matérias-Primas de Demanda Crescente – FNR (Fachagentur Nachwachsende Rohstoffe), a cada tanque abastecido com o E10 serão liberados 8% menos gases de efeito estufa em comparação à gasolina comum.
Etanol
Quase 70% do etanol produzido na Alemanha têm como matéria-prima os grãos, principalmente trigo, centeio e milho. Os 30% restantes são produzidos a partir da beterraba. Essas também são as matérias-primas utilizadas pelos outros países da União Europeia.
Segundo a FNR, a produção de bioetanol na Alemanha, em 2009, foi de 590 mil toneladas e as vendas em 2010 já chegam a 960 mil toneladas – 57 mil a mais que no ano anterior.
A produção brasileira de etanol, a partir da cana-de-açúcar, foi de 27,5 bilhões de litros em 2009.