Novo edital para projetos entre Brasil e Alemanha


A cooperação entre o Brasil e a Alemanha para o Desenvolvimento Sustentável é parte importante da parceria estratégica entre os dois países, que se propõem a enfrentar desafios globais como a proteção do clima e a preservação da biodiversidade. Para lidar com esses desafios globais sem colocar em risco o crescimento econômico e os avanços sociais, o Brasil precisa de soluções inovadoras com grande potencial de aplicação prática.


Neste sentido, o programa “Inovação para o Desenvolvimento Sustentável – Novas Parcerias”, também conhecido como NoPa, publicou recentemente um edital para projetos de pesquisa binacionais com vistas à aplicação prática nos dois focos temáticos da cooperação entre o Brasil e a Alemanha: “Energias Renováveis e Eficiência Energética” e “Proteção e Gestão Sustentável das Florestas Tropicais”. As inscrições podem ser feitas até 17 de abril.


O programa NoPa é executado em conjunto pelo Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD), a Coordenação para Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e a Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH com o objetivo de contribuir para inovações que reduzam a emissão de gases de efeito estufa e preservem a biodiversidade mediante pesquisa orientada por demandas concretas.


Para este fim, o edital para os projetos de pesquisa foi publicado para os seguintes temas: Energias Renováveis e Eficiência Energética (Eficiência energética na mobilidade urbana, Eficiência energética em edificações, Eficiência energética em saneamento) e Proteção e Gestão Sustentável das Florestas Tropicais (Regularização fundiária e ambiental e Vulnerabilidade e adaptação às mudanças climáticas).


No período de 16 a 20 de março de 2015, a GIZ realizará em Brasília, em cooperação com o DAAD e a CAPES, um evento de matchmaking para membros de universidades alemãs e brasileiras, empresas, instituições de pesquisa e representantes do poder público em cargos de decisão nas áreas temáticas.


O objetivo do evento é oferecer a cientistas e profissionais do setor produtivo e da sociedade civil, tanto na Alemanha quanto no Brasil, uma plataforma de contato para o desenvolvimento de possíveis formas e cooperação nas áreas temáticas. Nesse evento, propostas conjuntas para projetos de pesquisa poderão ser discutidas e elaboradas. Também será oferecido um seminário de um dia sobre a elaboração de propostas bem sucedidas de projetos de pesquisa orientados à aplicação prática dos resultados.


A participação no evento de matchmaking é gratuita. Para maiores informações sobre o programa e os eventos, entre em contato com a equipe NoPa em contact@nopa-brasil.net.


Detalhes sobre o programa, assim como o formulário de inscrição poderão ser consultados em www.nopa-brasil.net.

GIZ
GIZ