Para Merkel, ONU deve criar agência de sustentabilidade


A chanceler alemã, Angela Merkel, confirmou nesta quarta-feira (9) que não poderá participar da Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), que acontece entre 20 e 22 de junho no Rio de Janeiro.



Em seu discurso, a líder do governo alemão abordou um dos temas que deverão ser discutidos durante a cúpula, reforçando seu pedido para que a Organização das Nações Unidas (ONU) crie uma instituição especializada em desenvolvimento sustentável.



"Em vista da importância crucial de temas como o desenvolvimento sustentável ou a proteção do meio ambiente, a ONU tem que ter, na minha opinião, uma instituição encarregada do desenvolvimento sustentável", disse ela. Sua proposta, no entanto, não tem o apoio de todos os representantes dos países participantes. Os Estados Unidos e o Brasil, por exemplo, declararam ser contra a criação de uma agência de meio ambiente da ONU. 



Segundo informações da ONU, são esperados 100 chefes de estado e de governo, além de 50.000 participantes, incluindo representantes de movimentos sociais e empresários de todo o planeta.



Durante o encontro, os representantes políticos pretendem renovar seu compromisso com a sustentabilidade, por meio da avaliação do progresso e das lacunas na implementação das decisões adotadas pelas principais cúpulas sobre o assunto e do tratamento de temas novos.



Participação alemã na Rio+ 20



A ausência de Merkel deve ser uma das mais sentidas no encontro e vem gerando críticas da oposição alemã. "A 'ex – Rrainha do Clima', Angela Merkel parece ter arquivado definitivamente o tema proteção do clima", disse a líder do partido verde (Die Grünen), Claudia Roth.



Segundo um porta-voz do governo alemão, a delegação do país na Conferência será chefiada pelos Ministros Federais do Meio Ambiente, Norbert Röttgen (CDU), e do Desenvolvimento, Dirk Niebel (FDP).

Council of the European Union
Council of the European Union