Durante o Parley Talks na COP21 em Paris, a adidas e a Parley for the Oceans – uma organização que visa aumentar a conscientização da vida oceânica criticamente em perigo – apresentaram um novo tênis conceito com entressola impressa em 3D e produzida com resíduos plásticos retirados do oceano.
“É ótimo saber que os líderes mundiais estão criando um acordo para o planeta, mas nós já devíamos saber que precisamos fazer a coisa certa. A indústria não pode mais esperar por direcionamentos. Junto com a Parley for the Oceans começamos a tomar medidas e a criar novos materiais sustentáveis e inovações para atletas. A entressola impressa em 3D produzida com resíduos plásticos retirados do oceano ilustra como podemos estabelecer novos padrões para a indústria se começarmos a questionar a razão de ser do que criamos”, diz Eric Liedtke, membro da adidas Group Executive Board responsável pela área de Global Brands. “Queremos levar todos os membros da indústria para o debate, possibilitando criar soluções sustentáveis para os grandes problemas globais”.
O tênis conceito consiste em uma parte superior feita com plástico retirado do oceano e uma entressola impressa em 3D usando poliéster reciclado e redes, também retiradas do mar. Parley for the Oceans intitulado “Parley for the Oceans x COP21 – Oceanos. Clima. Vida”.
“O ano de 2015 é o nosso ano: o movimento dos oceanos trouxe com sucesso a causa para a agenda da COP21 em Paris. Proteger a vida marinha se tornou o 14º plano de desenvolvimento da Nações Unidas”, diz Cyrill Gutsch, fundador da Parley for the Oceans. “Com o cenário atual de política da boa vontade, este é o momento certo para transformar palavras em ações. Dito isso, Parley em Paris é sobre a atualização de conhecimento, compartilhando visões, criando conceitos e desenvolvendo colaborações a fim de alavancar a mudança. Estamos muito empolgados com o suporte da adidas nessa jornada, podendo mostrar como é possível dar passos concretos para a direção certa”, completa Gutsch.
Como membro fundador, a adidas apoia a Parley for the Ocean em seus esforços para comunicação e educação, bem como no Ocean Plastic Program, que tem como interesse acabar com a poluição de plásticos no oceano. Desde que a parceria foi anunciada, em abril de 2015, a adidas tomou medidas imediatas e concretas para realizar este plano, como parar de usar sacolas plásticas em suas lojas de varejo.