Prêmio Deutsche Bank URBAN AGE no Rio de Janeiro

Em sua sexta edição, o Deutsche Bank Urban Age Award volta ao Brasil, desta vez, para reconhecer ações de sucesso existentes na região metropolitana do Rio de Janeiro. As inscrições dos projetos são abertas ao público, gratuitas e podem ser feitas online até o dia 18 de julho de 2013 no site do projeto: www.DBUAaward.com.

O Deutsche Bank Urban Age Award teve sua primeira edição em 2007, em Mumbai, e foi criado para reconhecer e celebrar soluções criativas que ligam qualidade de vida à qualidade do ambiente urbano. Seu objetivo é incentivar cidadãos, formuladores de políticas, empresas privadas e organizações não governamentais a assumirem um papel proativo para forjarem responsabilidades partilhadas em cidades no século 21 — a primeira Era verdadeiramente “urbana” da humanidade – e melhorarem as condições físicas de suas comunidades e a vida de seus residentes.

A premiação no valor de US$100 mil será entregue a um ou mais projetos vencedores em 23 de outubro de 2013, na cidade do Rio de Janeiro. O prêmio contará com um júri independente, incluindo especialistas locais, que analisará os trabalhos depois de realizadas as inscrições.

Em 2008, a cidade de São Paulo contou com 133 iniciativas inscritas e premiou o projeto “Do cortiço da Rua Sólon ao Edifício União”, além de outros três, dentro da sua região metropolitana. O prêmio também reconheceu soluções criativas em Istambul, em 2009, na Cidade do México, em 2010 e, recentemente, na Cidade do Cabo, em 2012.

O Deutsche Bank Urban Age Award é uma iniciativa associada ao projeto Urban Age, uma investigação global sobre o futuro das cidades, iniciado junto a Alfred Herrhausen Society,  Deutsche Bank e London School of Economics and Political Science.

CCommons/flickr/hector garcia
CCommons/flickr/hector garcia