Projeto da Audi gera ecoeletricidade de forma inteligente

1516383073fa83be461b90e3ee9aae0d97f7290621Carro, casa e fornecimento de energia combinados para formar uma rede inteligente: o projeto piloto “Audi Smart Energy Network” possibilita, pela primeira vez, a interação com a rede elétrica, o que marca um grande avanço para a estabilidade da rede.

O projeto piloto, que faz parte de um estudo, está sendo realizado com famílias na área de Ingolstadt, na região de Zurique. Ele envolve a combinação de sistemas fotovoltaicos (painéis solares) de vários tamanhos com baterias de armazenamento fixas. O software de controle da start-up Ampard distribui a energia solar de forma inteligente, com base na demanda atual ou panejada do carro, da casa e do sistema de aquecimento. Uma característica única do projeto é que ele é capaz também de interagir com a rede de energia: em uma interface de comunicação integrada, todos os sistemas estão interligados para formar uma usina de energia virtual, constituindo uma rede inteligente.

Os dispositivos de armazenamento domésticos estão conectados e podem fornecer o que é conhecido como “energia balanceada”. Ou seja, eles equilibram as flutuações entre geração de energia e o consumo e estabilizam a frequência armazenando quantidades menores e temporárias de energia por um curto período. Isso possibilita a otimização do consumo interno: os operadores de sistemas fotovoltaicos aumentam sua proporção de energia solar de uso próprio enquanto reduzem seus custos de aquisição de energia.

“Estamos olhando para a mobilidade elétrica no contexto de um sistema global de abastecimento que é cada vez mais baseado em energias renováveis. Estamos desempenhando um papel pioneiro no mercado de energia balanceada permitindo que os produtores alimentem energia na rede, como parte do projeto piloto. Isso agora é possível, pela primeira vez, no nível das famílias, o que ajuda a equilibrar todo o fornecimento”, destaca Dr. Hagen Seifert, chefe de Conceitos Sustentáveis de Produto da Audi.

Como parte de sua busca pela mobilidade premium sem emissão, a marca também busca desenvolver serviços além do automóvel como produto. Um aspecto importante é a inter-relação entre todas as áreas da vida em que o carro é parte de um ambiente conectado. Existe um foco especial nos serviços que envolvem a interação entre o carro e o meio ambiente.

Foto: Divulgação Audi