Projeto de letramento da VW comemora um ano


A “Plataforma do Letramento” (www.plataformadoletramento.org.br) comemora um ano, levando ao público relevante conteúdo e reflexão sobre o ensino da língua no País. O portal, criado em parceria entre a Fundação Volkswagen e o Cenpec (Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária), é um ambiente virtual de aprendizagem, aberto e gratuito, voltado aos educadores que trabalham com o ensino da leitura e da escrita. Entre as atividades oferecidas pelo portal, estão a formação on-line para educadores e voluntários, a organização de fóruns de discussão, além de atividades educativas, artigos, notícias e conteúdo multimídia, todos com foco em letramento.


“A plataforma nasceu da vontade de disponibilizar o conteúdo de dez anos de trabalho da Fundação Volkswagen, na execução de projetos educacionais com municípios, e acabou se tornando referência em letramento”, explica a diretora da Fundação Volkswagen, Keli Smaniotti.


Até o momento, foram contabilizadas 866.225 visualizações de páginas. O ambiente virtual quebra a barreira da distância atingindo, inclusive, usuários de outros países, como Estados Unidos, Portugal, Índia, Angola e Espanha. “É uma grande conquista. Acreditamos que o desenvolvimento do letramento possibilita às pessoas novas formas de se relacionar com o mundo, com os outros e com os bens culturais”, explica a superintendente do Cenpec, Anna Helena Altenfelder.


Hoje, a Plataforma tem cerca de 9.000 cadastrados a maioria profissionais da área da Educação, sendo 62% professores da educação básica, 15% gestores de escola e os outros 23% divididos entre profissionais ligados ao letramento, como bibliotecários, pesquisadores, professores universitários e estudantes do ensino superior.


“A Fundação Volkswagen tem orgulho de comemorar o primeiro ano da ‘Plataforma do Letramento’. Conseguimos transpor fronteiras e espalhar o conhecimento para educadores em todo o mundo por meio desse espaço virtual de aprendizagem, contribuindo para o desenvolvimento da educação”, afirmou o superintendente da Fundação Volkswagen, diretor de Assuntos Jurídicos da Volkswagen do Brasil e responsável pelo tema Sustentabilidade na empresa, Dr. Eduardo Barros.


O conteúdo é elaborado por uma equipe multidisciplinar, apoiada por especialistas reconhecidos na área educacional. Além disso, a “Plataforma do Letramento” oferece os materiais pedagógicos completos de projetos educacionais da Fundação Volkswagen, democratizando esse conteúdo. E, apesar de ser direcionada principalmente a educadores e gestores, a “Plataforma do Letramento” também pode ser utilizada pelo público em geral, em trabalhos sociais e na educação dos filhos.


Para Altenfelder, a meta foi alcançada. “O objetivo de criar um espaço democrático, com conteúdos abertos, criativos e de relevância nacional foi atingida. Conseguimos grandes parceiros (TV Escola, UNDIME, CONSED, entre outros), mas ainda temos muitos desafios para contribuir com a formação de educadores de todo o Brasil, a fim de enfrentar as demandas das novas tecnologias, fortalecer o diálogo com as políticas públicas, como o Plano Nacional de Educação (PNE) e, principalmente, disseminar o letramento como um direito universal.”

CC/Flickr/Diogo Rodrigues Golcalvez
CC/Flickr/Diogo Rodrigues Golcalvez