Projeto IWAS Água reúne Alemanha e Brasil

O IWAS Água DF é uma parceria firmada há quatro anos, que envolve pesquisadores de instituições brasileiras e alemãs, com o objetivo de unir esforços para pensar no desenvolvimento de um sistema integrado de gerenciamento de recursos hídricos, tendo como modelo a realidade do Distrito Federal.

Os estudos servirão para traçar cenários quanto ao uso da água, considerando as mudanças climáticas esperadas para a região e o efeito que tais previsões terão sobre os recursos hídricos já existentes.

Entre as instituições participantes estão a Universidade de Brasília (UnB), Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb), Universität München, Technische Universität Dresden, Karlsruher Institut für Technologie (KIT), a empresa de abastecimento de água do estado alemão da Saxônia, Sachsenwasser, e a maior organização de pesquisa ambiental alemã, a Associação Helmholtz. Também cooperaram com as pesquisas o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) e Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

De acordo com o secretário de Biodiversidade e Florestas do Ministério do Meio Ambiente (MMA), Roberto Cavalcanti, a proposta do projeto é trazer para o Distrito Federal os resultados de iniciativas inovadoras já em uso na Alemanha, adaptadas à realidade brasileira, para serem usados nos sistemas de abastecimento de água e saneamento, de forma integrada à economia de energia e gestão de conversão de matérias-primas.

“Essa pesquisa em conjunto entre Brasil e Alemanha é exitosa e um exemplo claro da internacionalização das pesquisa da Universidade de Brasília”, avalia o decano de Pesquisa e Pós-Graduação da UnB, professor Jaime Martins de Santana.

 

SXC
SXC