Químicas alemãs unidas pela sustentabilidade

Pensando em melhorar suas respectivas cadeias de produção, Henkel, BASF, Bayer, Evonik Industries, LANXESS e Solvay se uniram em prol do projeto “Together for Sustainability” (TfS). A iniciativa já concluiu com sucesso o seu primeiro ano de fase piloto com avaliações e auditorias de sustentabilidade nas cadeias de abastecimento globais das empresas.

O TfS tem como objetivo principal o desenvolvimento e implementação de um programa global de compromisso com os fornecedores, que avaliam e melhoram as práticas sustentáveis de abastecimento, incluindo aspectos ecológicos e sociais.

De acordo com a Henkel, a ideia central do projeto é trazer uma auditoria para todas as empresas participantes. A partir disso, os fornecedores participantes terão que preencher apenas um formulário em vez de múltiplos questionários com as informações de sustentabilidade, evitando, assim, realizar avaliações de sustentabilidade separadamente ou receber diferentes auditorias dos compradores que integram a iniciativa TfS. Isto permite também padronizar globalmente os critérios de avaliação e auditorias.

A iniciativa se baseia, entre outros, no Pacto Global das Nações Unidas (UNGC) e na Carta Global de Cuidado Responsável, bem como nas normas elaboradas pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), Organização Internacional de Normalização (ISO) e Social Accountability International (SAI), entre outras.

Durante a fase piloto da iniciativa, os membros do TfS iniciaram cerca de 2.000 avaliações e auditorias. Na fase seguinte, a iniciativa ampliará suas atividades em novos mercados de abastecimento (com foco no Brasil, na China e na Índia) e espera continuar crescendo e incorporando novos membros.

Mais informações (em inglês) em www.tfs-initiative.com

SXC
SXC