Rio testa ônibus com tecnologia flex GNV+Diesel

Um protótipo de ônibus com tecnologia flex GNV+Diesel será apresentado nesta terça-feira (10) ao governo do Rio de Janeiro como parte do Programa Rio Transporte Sustentável, criado para garantir à capital fluminense e região um transporte mais eficiente e sustentável para a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016.


Resultado de uma parceria público-privada, o Volksbus foi desenvolvido com tecnologia nacional pela MAN Latin America, fabricante dos caminhões e ônibus Volkswagen, juntamente com a Robert Bosch América Latina. É o primeiro ônibus com essa tecnologia certificado pelo Inmetro.


Com capacidade para rodar com até 90% de Gás Natural Veicular (GNV), o ônibus reduz a emissão de poluentes mantendo a potência do motor. Durante a fase de testes, ele será utilizado em trajeto definido pela Secretaria de Transportes do Rio de Janeiro (Setrans). Nessa etapa, haverá um acompanhamento do desempenho do veículo por meio da medição de sua eficiência energética (Km/Leq), taxa de substituição e viabilidade econômica do projeto.


Inovação


O sistema de gerenciamento eletrônico do Volksbus, desenvolvido pela equipe de engenheiros da Bosch no Brasil, possibilita o controle simultâneo dos sistemas de injeção dos dois combustíveis.


O motor GNV+Diesel possui alta eficiência em consumo de gás natural, semelhante ao motor que funciona somente com diesel: 1 litro de diesel pode ser substituído por 0,9 metros cúbicos de GNV. Com isso, emite 80% menos material particulado e 20% menos CO2, um dos maiores causadores do aquecimento global.


“Assim como ocorre com os carros flex, com o GNV+Diesel a escolha do combustível a ser utilizado é feita pelo usuário a qualquer momento, considerando fatores como disponibilidade ou vantagem no preço”, ressalta Besaliel Botelho, vice-presidente executivo da Robert Bosch América Latina.

Divulgação/MAN
Divulgação/MAN