A SAP Brasil e a Fundação Amazonas Sustentável (FAS), organização não-governamental e sem fins lucrativos que trabalha para promover o desenvolvimento sustentável, a conservação ambiental e a melhoria da qualidade de vida de comunidades da bacia amazônica, anunciam a implementação da solução SAP Business One na Unidade de Beneficiamento de Produtos Florestais – UBPF de Bauana (AM), inaugurada em 2015.
A SAP Brasil doou o software e sua implementação será conduzida pelo parceiro Ramo Sistemas para gerenciar o fluxo de produção da nova Empresa de Base Comunitária (EBC) e rastrear a qualidade de sementes produzidas por cerca de 75 famílias produtoras da Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) de Uacari, no Estado do Amazonas, localizada a 800km em linha reta e mais de 1.500 km por via fluvial de Manaus.
A ideia da formação da UBF na região do Médio Juruá surgiu como resultado de várias ações e de um curso específico em produção sustentável organizado pela FAS para os moradores e usuários da RDS de Uacari entre 2013 e 2014. “Abordamos, em um primeiro momento, a capacitação técnica de jovens da região e, posteriormente, melhorias nos processos de extração de produtos locais”, explica Wildney Mourão, supervisor de empreendedorismo e negócios sustentáveis da FAS. Como trabalho de conclusão, os alunos elaboraram planos de negócios que levaram à realização de um projeto de pesquisa e desenvolvimento para melhoria de processos e adoção de boas práticas para a produção de açaí e óleos vegetais. O legado desse projeto foi a UBPF Bauana.
“A unidade é fruto desse investimento de três anos da FAS, articulado com diversos parceiros para promover o desenvolvimento sustentável das famílias da região e que agora conta também com o apoio da SAP”, salienta Mourão.
O primeiro passo para a viabilização das atividades da UBPF de Bauana foi a montagem de uma unidade de extração de óleo. “A região do Médio Juruá é tradicionalmente extrativista, mas os produtores locais sempre enfrentaram um enorme desafio logístico ao ter de comercializar sua produção para a cidade mais próxima, distante até 50 horas de barco”, explica Virgílio Viana, superintendente geral da entidade. “A UBPF de Bauana encurta essa distância agregando valor à matéria prima, garante emprego para moradores da região e a circulação do resultado das vendas nas próprias comunidades.” Ele lembra ainda que o plano de negócios foi organizado de forma a aproveitar a sazonalidade dos frutos da Amazônia, garantindo produção e beneficiamento de sementes durante todo o ano.
A primeira fase do projeto prevê o beneficiamento de sementes de andiroba, murumuru e açaí. “Já estamos produzindo óleo de murumuru, entre outros itens, com a qualidade exigida pelos fabricantes de cosméticos e também pelos produtores de bebidas à base de açaí”, destaca Mailson Gondim, um dos empreendedores à frente das atividades da UBPF. “Fechamos, inclusive, com uma cooperativa da região, um contrato de intenção de compra de quatro toneladas de óleo de murumuru ainda neste semestre para ser fornecido a uma grande empresa de cosméticos”, comemora.
Segundo Luciana Coen, diretora de responsabilidade social corporativa e comunicação integrada da SAP Brasil, o sucesso da comercialização das sementes depende da sua correta qualificação. “A adoção do SAP Business One pela EBC também trará ganhos para gestão do fluxo de produção na Unidade, impactando diretamente a vida de pelo menos 75 famílias”, destaca Luciana Coen.
A doação do SAP Business One para a UBPF de Bauana dá sequência a uma parceria com a Fundação Amazonas Sustentável que começou em 2014. O primeiro projeto foi a doação à própria entidade do software SAP Lumira, uma solução tecnológica intuitiva e de fácil implementação, que proporcionou alta visibilidade e capacidade de análise de dados, melhorando consideravelmente a gestão de indicadores da instituição. Entre outras vantagens, a FAS, que coordena trabalhos e ações que beneficiam mais de 40 mil pessoas em 576 comunidades ribeirinhas e indígenas na Amazônia, em uma área de 10,8 milhões de hectares, passou a contar com a agilidade de uma solução que possibilita rigor na análise e avaliação de indicadores e métricas. “O Lumira não só otimizou nossas ações como também aumentou a transparência e eficiência no uso de recursos e investimentos da organização”, salienta Virgílio.
Foto: CC/ Flickr/Luiz Silveira – Agência CNJ