SCGÁS busca tecnologia alemã para usinas de biogás

Nesta semana, o presidente da SCGÁS (Companhia de Gás de Santa Catarina), Altamir Paes, embarcou para a Alemanha com o objetivo de conhecer a tecnologia dos projetos de geração de biogás a partir do saneamento básico.

O país possui mais de três mil usinas de biogás e é referência na utilização de recursos naturais para geração de gás e energia elétrica. A intenção é que até 2050, pelo menos 50% dessa produção seja proveniente de fontes renováveis, com leis e regulamentos adequados.  

A SCGÁS, em parceria com a companhia do setor alimentício BR Foods, está finalizando estudos e pesquisas para implantar usinas de biogás com tecnologia já existente na Alemanha no oeste e meio-oeste do estado de Santa Catarina.

O esperado é que os terminais utilizem dejetos suínos para produzir o biogás, o que contribui para o meio ambiente e ajuda o Brasil a conquistar mais independência econômica.

Segundo a empresa, Santa Catarina possui potencial para produzir diariamente 3 milhões de metros cúbicos de biogás a partir dos dejetos da suinocultura.

Gerry Dincher/ Flickr
Gerry Dincher/ Flickr