A Associação Brasileira de Supermercados (Abras) anunciou, nesta sexta-feira (26), a meta de reduzir em 40% o uso de sacolas plásticas nos supermercados brasileiros, nos próximos cinco anos.
O objetivo é diminuir as emissões de gases que causam o efeito estufa e estimular o “consumo consciente”, informa a entidade, que também será responsável pela elaboração de um manual de conduta do setor.
Na Alemanha, a utilização de sacos plásticos é extremamente reduzida desde o início dos anos 90. Os estabelecimentos oferecem sacolas pagas, mas os consumidores costumam levar suas próprias bolsas de pano, caixas ou mochilas.
Pesquisa
Os consumidores brasileiros parecem concordar com a mudança. Uma pesquisa realizada pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), em parceria com o Instituto Synovate e o Wal-Mart Brasil, aponta que 60% são favoráveis a uma lei que proíba o uso de sacolas plásticas.
Segundo o levantamento realizado em 11 capitais brasileiras, entre os dias 27 de setembro e 13 de outubro, 59% dos entrevistados afirmam que o meio ambiente deve ter prioridade sobre o crescimento econômico – em Brasília esse número chegou a 81%. Esgoto (18%) e lixo (19%) aparecem entre os problemas ambientais urbanos que mais preocupam os brasileiros.
A limpeza pública é entendida como uma dificuldade ambiental nos bairros (39%), seguida da ausência de áreas verdes (10%) e da poluição (7%). Em relação ao que a população está disposta a fazer, as ações preferidas são separar lixo para a reciclagem (66%), eliminar o desperdício de água (63%) e participar de campanhas de redução de energia (46%).