A thyssenkrupp comercializou 15 elevadores para empreendimento comercial, na cidade de São José do Rio Preto, interior de São Paulo. Para atender a complexidade do projeto será utilizada a tecnologia thyssenkrupp por meio dos elevadores do modelo synergy, sem casa de máquinas, o que permite um melhor aproveitamento do espaço que antes era ocupado pela casa de máquinas, ampliando, assim, a área construída do empreendimento.
As máquinas de tração gearless também são um diferencial tecnológico do projeto. Para o synergy, a versão usada é mais compacta e leve, permitindo que ela seja acoplada à caixa de corrida. A partir de um inversor que controla com precisão o movimento do elevador, a máquina sem engrenagem possui rendimento superior devido ao motor com ímãs permanentes que aumentam a eficiência do elevador.
Também são sustentáveis, pois dispensam o uso de óleo lubrificante. Além de não poluir o meio ambiente, a gearless gasta menos energia, apresenta baixo índice de ruído e de vibração, ampliando o conforto do passageiro.
A iluminação LED nas cabinas dos elevadores também será uma solução sustentável do projeto, pois reduz o consumo de energia em até 75% em comparação com as lâmpadas comuns. Além disso, contribui também na redução dos índices de gases de efeito estufa, porque emite 82% menos CO2 na atmosfera, se comparada com os outros tipos de iluminação.
A instalação do sistema de atendimento triplex nos 15 elevadores das torres comerciais, também contribui para a economia de energia do complexo. Com esta tecnologia, apenas um elevador é liberado para atender um chamado, mesmo quando o usuário acionar um ou mais elevadores, apertando vários botões.
Para garantir a segurança patrimonial do empreendimento, será instalado o sistema TK Vision, software que otimiza o tráfego de pessoas e permite ao empreendimento controlar e monitorar a operação dos elevadores.
O empreendimento é o Georgina Business Park que tem previsão para ser entregue em novembro de 2016 e comtemplará, na primeira fase, três torres comerciais com quase 25 mil m² construídos. O Georgina está sendo implantado num terreno de 119 mil m² e conta, em sua totalidade, com 12 torres comerciais, além de um mall com hotel, residence e serviços numa área total construída de mais de 150 mil m².
Os elevadores especificados para o Georgina Business Park terão capacidade para atender até 13 pessoas, com velocidade de um metro por segundo. As cabinas serão do modelo Amazon com revestimento em aço inoxidável e as botoeiras do modelo Soft Press.
Foto: Divulgação thyssenkrupp