Após dez anos de desenvolvimento do programa de inovação para as turbinas a gás, a Siemens conseguiu superar a marca-alvo de eficiência – mais de 60% durante a fase de testes da turbina a gás SGT5 8000H, na fábrica Irsching 4 da Baviera, Alemanha. A nova turbina deverá produzir 400 MW em ciclo simples e 600 MW em ciclo combinado.
A nova termelétrica de categoria “H” poderá colocar mais de 500 MW na linha de espaço de apenas 30 minutos. Esse desempenho só pôde ser alcançado por meio da interação entre tecnologia inovadora de turbinas a gás e os principais componentes de toda a termelétrica, que são otimizados para condições extremas de temperatura e pressão.
“Nossa termelétrica demonstra de maneira impressionante que proteção climática e geração de energia de baixo custo utilizando combustíveis fósseis podem caminhar juntas”, declarou Michael Suess, CEO do Setor de Energia da Siemens.
A empresa investiu mais de € 500 milhões no desenvolvimento da turbina e na construção e operação de uma usina protótipo em Irsching, na Baviera. Mais de 250 engenheiros estiveram envolvidos nos trabalhos. Além da usina Irsching 4, a Siemens já vendeu seis novas turbinas a gás em versões de 60- Hz para uma empresa de serviços públicos na Flórida.
“A nova geração de nossas termelétricas de ciclo combinado consome um terço menos gás natural por quilowatt-hora gerado do que a média apresentada pelas termelétricas de ciclo combinado instaladas atualmente no mundo. Ao mesmo tempo, as emissões de CO2 também são reduzidas em um terço”, completou Suess.